A NBA (National Basketball Association) sem dúvida nenhuma é a maior liga de basquete do planeta, e está repleta de histórias e fatos curiosos. Dentre estes fatos, se destaca o ocorrido com um jogador que foi trocado em seis ocasiões, Sergei Lishouk. Sim, você deve estar se perguntando qual o problema com o número, já que é muito comum que jogadores troquem de equipes. No entanto, Sergei foi trocado seis vezes sem jogar ao menos uma partida na liga.
O caso de Sergei Lishouk, jogador de 37 anos, iniciou em 2004 quando ele foi draftado pelo Memphis Grizzlies como a 49ª escolha. Contudo, Sergei nunca assinou um contrato com a equipe e não tinha vontade de jogar na NBA, portanto escolheu continuar jogando no seu país de origem, a Ucrânia.
Porém, por 12 anos, o passe do jogador ficou flutuando entre a conferência americana e a ucraniana. Quem curte esportes com certeza já ouviu falar da NBA, que conta com uma popularidade imensa. Além disso, as apostas são muito comuns também nessa área, e a dafabet Brasil oferece bônus para novos jogadores, principalmente aqueles fanáticos por um outro esporte que é ainda mais popular no Brasil: o futebol. Mesmo com a popularidade do campeonato, Lishouk passou toda a sua carreira na Europa, onde fez história, conquistando quatro vezes a SuperLiga Ucraniana, três vezes a Taça da Ucrânia e a Eurocup por duas vezes, jogando pelo Valência.
Histórico de Sergei Lishouk
Junho de 2004: Draftado pelo Memphis Grizzlies como a 49ª opção.
- Fevereiro de 2008: Foi enviado para o Houston Rockets em troca de Malick Badiane.
- Dezembro de 2010: Foi mandado para o Los Angeles Lakers em troca de Terrance Williams.
- Julho de 2014: Retornou para o Houston Rockets, que enviaram Jeremy Lin para os Lakers.
- Dezembro de 2014: Mandado para o Philadelphia 76ers, em troca Houston recebe Alexey Shved e Corey Brewer.
- Janeiro de 2015: Enviado para o La Clippers, que em troca de Cenk Akyol, Jared Cunningham e o Philadelphia 76ers ainda ganhou algum dinheiro.
- Janeiro de 2016: Enviado novamente para os Rockets, que mandaram Maarty Leuren em troca para os Clippers.
Curiosidades sobre a NBA
- Kareem Abdul Jabbar, LeBron James e Kawhi Leonard são os únicos players da história do basquete americano a serem eleitos os MVP das finais, defendendo duas equipes diferentes. Abdul Jabbar conquistou os prêmios jogando pelo Milwaukee Bucks e pelo Los Angeles Lakers, enquanto Lebron defendia o Miami Heats e o Cleveland Cavaliers, quando ganhou os prêmios.
- A lenda Michael Jordan e o astro Shaquille O’Neal foram os únicos a ganharem o prêmio de MVP das finais por três ocasiões consecutivas.
- Apenas três equipes conseguiram vencer a NBA três vezes consecutivas, sendo elas: Boston Celtics, Chicago Bulls e Los Angeles Lakers.
- O Boston Celtics é a franquia que disputou mais finais seguidas. Entre os anos de 1957 e 1966, a equipe disputou 10 finais, e incrivelmente venceu 9 delas. Além disso, os Celtas são a franquia que mais venceu a série final da NBA, eles ganharam “somente” em 17 ocasiões.
- Durante a temporada 2015-2016, o Cleveland Cavaliers tornou-se a primeira equipe a vencer uma série final após estar perdendo por 3-1. A equipe de Cleveland, junto ao seu principal astro, LeBron James, emplacaram uma incrível série de três vitórias seguidas, sagrando-se campeões da temporada.
- Já o Los Angeles Lakers é a equipe que apareceu mais vezes em finais, 31 aparições, e levaram o campeonato em 16 delas.
- 1969 foi o primeiro ano em que o prêmio de MVP foi entregue na final, sendo seu primeiro ganhador, Jerry West, do LA Lakers. Porém, o time perdeu a final, e essa foi a única vez que um jogador do time derrotado levou o prêmio.
- Em 1980, um dos melhores jogadores da história, “Magic” Johnson fazia sua temporada de estreia. Nela, ele levou o prêmio de MVP das finais – a primeira e única vez que um novato conseguiu tal feito.


