Ídolo, Sarunas Jasikevicius é o novo técnico do Barcelona

Vitorioso como jogador pelo Barça, lenda lituana vai substituir Svetislav Pesic no comando do time catalão

Fonte: Vitorioso como jogador pelo Barça, lenda lituana vai substituir Svetislav Pesic no comando do time catalão

Após uma temporada sem títulos, o Barcelona decidiu mudar o comando do time visando retomar o caminho das conquistas. Nas últimas horas, o time catalão anunciou a saída de Svetislav Pesic, que estava no cargo desde 2018, e a chegada de um antigo ídolo do clube: Sarunas Jasikevicius.

Pelas informações do próprio Barcelona, o treinador lituano de 44 anos firmou um contrato de três temporadas com a equipe.

Segundo o repórter Donatas Urbonas, o novo comandante do Barça vai receber um salário anual de cerca de €1 milhão. E, de acordo com o jornalista Ugur Ozan Sulak, Jasikevicius também era cortejado pelo Fenerbahçe, da Turquia, onde teria recebido uma proposta financeiramente melhor: €3.2 milhões por duas temporadas.

Publicidade

Saras, como Jasikevicius é conhecido, comandou o Zalgiris Kaunas nos últimos quatro anos, período em que ajudou o gigante do basquete lituano a conquistar o pentacampeonato da liga local e três edições da Copa da Lituânia. Em 2018, ele levou o Zalgiris ao Final Four da EuroLiga, com a equipe terminando a principal competição europeia de clubes na terceira colocação.

Publicidade

O detalhe é que Jasikevicius foi atleta do Barcelona entre 2000 e 2003, e, quase no fim da carreira, na temporada 2012/13. No total, ele disputou 241 partidas com a camisa culé. O ex-armador foi um dos responsáveis pela conquista da EuroLiga, em 2003, quando o Barça era comandado, coincidentemente, por Pesic. Pelo time catalão, Saras ganhou a Liga ACB em duas oportunidades (2001 e 2003) e a Copa do Rei por três vezes (2001, 2003 e 2013).

Em seu perfil oficial no Twitter, o presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, felicitou o novo comandante pelo retorno ao clube e agradeceu ao ex-treinador da equipe pelos serviços prestados nos últimos anos.

“Bem-vindo de volta à sua casa, Saras! Sua paixão e seu conhecimento são uma garantia para dar um novo impulso ao projeto do Barcelona. Ao mesmo tempo, quero agradecer Svetislav Pesic por seu trabalho e dedicação nos últimos anos. Obrigado, treinador!”, afirmou Bartomeu.

Publicidade

Em relação ao elenco, o Barcelona está perto de fechar a contratação de Nick Calathes, do Panathinaikos. O armador de 31 anos, inclusive, jogou ao lado de Jasikevicius no clube grego, no começo da última década. Calathes chegaria para o lugar do canadense Kevin Pangos, que estaria se transferindo para o Zenit, da Rússia.

Últimas Notícias

Comentários