Liga ACB: Barcelona e Baskonia vencem e se garantem nas semifinais

A uma rodada do fim, Barcelona assegura primeiro lugar e Baskonia avança como segundo colocado do Grupo A

Fonte: A uma rodada do fim, Barcelona assegura primeiro lugar e Baskonia avança como segundo colocado do Grupo A

Por Vinicius Fernandes Batista

A quarta e penúltima rodada da fase final da Liga ACB, o campeonato espanhol de basquete, com sede no Pabellón Fuente de San Luis, na cidade de Valencia, sem presença de público, teve início nesta terça-feira (23), com os três jogos do Grupo A, que já está definido.

Após ganhar do Bilbao por 85 a 73 (19 a 16, 15 a 17, 27 a 23 e 24 a 17), o Barcelona se classificou para as semifinais como primeiro colocado. Pierre Oriola foi o destaque do time catalão, único invicto na fase final, com 23 pontos e nove rebotes, sendo o cestinha do jogo. As duas equipes tiveram um baixo aproveitamento nas bolas de três: o Barça acertou sete em 28 e os bascos converteram seis em 22. Agora, os comandados de Svetislav Pešić podem ter o eterno rival Real Madrid como adversário por um lugar na decisão do título.

Publicidade

Num confronto direto pela classificação, o Baskonia venceu o Málaga por 87 a 86, na prorrogação (19 a 19, 25 a 14, 10 a 23, 22 a 20 e 11 a 10). Após um início equilibrado, o time do País Basco sobrou no segundo quarto. No entanto, os malaguenhos voltaram com tudo do intervalo e passaram à frente. Após três erros nos últimos quatro lances livres do Málaga, a 12 segundos do fim, posse de bola para o Baskonia, que com uma jogada desenhada por Dusko Ivanovic, Achille Polonara deixou tudo igual e levou o duelo para a prorrogação. A 45 segundo para o final, Axel Bouteille, com uma bola de três, colocou o conjunto andaluz na frente, mas Pierrià Henry fez o mesmo e empatou. Na sequência, Bouteille desperdiçou o arremesso e Polonara sofreu falta e decidiu a partida com um lance livre, decretando a classificação do time vitoriano, definido em segundo lugar. Os cestinhas foram Alberto Díaz e Gal Mekel, ambos do Málaga, com 17 pontos.

Publicidade

Já eliminado, o Tenerife enfim conquistou sua primeira vitória na fase final, ao fazer 82 a 80 no Joventut Badalona (18 a 12, 11 a 23, 26 a 15 e 27 a 30), num confronto com atuação irregular dos dois lados. Sem seus dois principais jogadores – Marcelinho Huertas e Giorgi Shermadini, que o técnico Txus Vidorreta decidiu não incluir no grupo de relacionados, aparentemente por lesão, o Tenerife contou com 20 pontos do cestinha Gabriel Lundberg. Klemen Prepelic, com 18, foi o maior pontuador dos badaloneses.

Publicidade

Nesta quarta-feira (24), fechando a quarta rodada, pelo embolado Grupo B, tem Zaragoza x Gran Canaria (10h30), Andorra x Real Madrid (13h30) e Valencia x San Pablo Burgos (16h30).

Já na quinta-feira (25), pelo Grupo A, apenas para cumprir tabela, jogam Joventut Badalona x Baskonia (10h30), Málaga x Bilbao (13h30) e Barcelona x Tenerife (16h30).

Publicidade

Vale lembrar que, após a disputa das cinco rodadas, os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais.

Classificação – Fase final

Grupo A
Barcelona: quatro vitórias
Baskonia: três vitórias e uma derrota
Málaga: duas vitórias e duas derrotas
Joventut Badalona, Bilbao e Tenerife: uma vitória e três derrotas

Publicidade

Grupo B
Valencia, Real Madrid, San Pablo Burgos e Gran Canaria: duas vitórias e uma derrota
Andorra: uma vitória e duas derrotas
Zaragoza: três derrotas

Últimas Notícias

Comentários