James Harden passa longe de ser uma unanimidade entre os torcedores de outras equipes, mas seu status de ídolo consolida-se a cada partida no Houston Rockets. Tanto que o maior jogador da franquia em todos os tempos acredita que ele não só é um dos melhores atletas da atualidade mais. Para Hakeem Olajuwon, o craque de 30 anos já atingiu o nível de alguns dos maiores nomes da história da NBA.
“É muito difícil ‘carregar’ um time a partir da armação e, hoje, James já provou que pode fazê-lo confortavelmente. Ele alcançou novos patamares na NBA. Quer dizer, olhe para as suas estatísticas… É um jogador no nível de Michael Jordan e Wilt Chamberlain”, afirmou o lendário ex-pivô, colocando o astro ao lado de dois dos atletas mais dominantes da história, em entrevista à rádio Sports Talk 790.
Harden caminha a passos firmes para conquistar seu terceiro título de cestinha da temporada e terminou a votação de MVP da liga nas cinco primeiras posições em quatro dos últimos cinco anos – ganhando o prêmio em 2018. Vários torcedores, ainda assim, questionam sua capacidade de conduzir equipes ao título. Olajuwon acredita que, muito em breve, esses céticos serão definitivamente calados.
“O que James faz em quadra é algo inacreditável nessa era. Eu não tenho dúvidas que pode ser campeão da NBA. Acredito que seja apenas uma questão de tempo, na verdade. Qualquer jogador que você coloque ao lado dele funciona e melhora, pois trata-se de um atleta completo. James é um vencedor e sabe como vencer”, garantiu o integrante do Hall da Fama, bicampeão da liga nos anos 1990.
As palavras de Olajuwon estão alinhadas com a opinião do GM de Houston, Daryl Morey, que já disse considerar que Harden seja o melhor jogador ofensivo do que Jordan. Terceira escolha do draft de 2009, o líder do Rockets possui médias de 34.4 pontos, 6.4 rebotes, 7.4 assistências e 1.7 roubos de bola em quase 37 minutos de ação (segunda maior marca da temporada) na atual temporada.