Poucos jogadores mostraram evolução técnica tão rápida em tempos recentes quanto Jayson Tatum. Em menos de três anos, o jovem astro do Boston Celtics assumiu papel de destaque e ganhou maior importância no time com as saídas de veteranos como Kyrie Irving e Al Horford. Ele sabia que teria mais responsabilidades com a mudança do elenco e, para preparar-se, estudou referências em sua posição.
“Eu tinha consciência de que teria função muito mais fundamental nessa temporada e ficaria mais tempo com a bola, operando no pick-and-roll. Era uma grande mudança. Então, comecei a assistir a muitos vídeos de Kawhi Leonard e Paul George nessas situações. Eu estou desenvolvendo a paciência que eles já possuem para aprimorar a execução e isso leva tempo”, contou o ala, em entrevista ao site The Athletic.
As posses em pick-and-rolls de Tatum, de fato, mais do que dobraram em relação à temporada passada e seus estudos parecem ter surtido efeito: ele 1.04 pontos por posse nesse tipo de situação, o que coloca-o entre os 10% de atletas mais eficientes da liga. Eleito para seu primeiro Jogo das Estrelas nesse ano, o ala registra médias de 23.6 pontos, 7.1 rebotes e 2.9 assistências em 59 jogos disputados na temporada.
Toda terça e quinta, o Jumper Brasil tem a sua live no Instagram, às 20h04. Venha participar com a gente.