Toni Kukoc é considerado um jogador que esteve à frente do seu tempo no início da década de 1990, atuando como um legítimo point forward no basquete europeu e pelo Chicago Bulls. E, hoje, ele admite que o que era visto como uma novidade tornou-se um novo padrão. O ex-ala acredita que, por isso, a filosofia do triângulo ofensivo – adotada extensivamente por Phil Jackson – estaria mais bem servida de encaixes na NBA atual do que anteriormente.
“O basquete já não exige um armador clássico mais, alguém que sempre tenha que conduzir a bola e iniciar o ataque. Existem tantos atletas versáteis hoje em dia que é um desperdício ter um indivíduo obrigatoriamente exercendo esse tipo de função. E o triângulo, no fim das contas, permitia que qualquer um armasse, espaçasse a quadra nos corners ou ficasse mais perto da cesta”, avaliou o ídolo croata, em uma publicação na plataforma Reddit AMA.
Kukoc citou espontaneamente dois exemplos de craques que certamente brilhariam na filosofia de jogo que eternizou o Bulls hexacampeão da NBA: LeBron James e Kevin Durant. Até aí, nenhuma novidade. O ex-jogador acabou surpreendendo e virou notícia, provavelmente sem nem imaginar, pela forma como “ranqueou” ambos fora do senso comum ao redor da liga.
“É sensacional que LeBron seja confundido com um armador. Para mim, Kevin é o melhor jogador da NBA e pode conduzir a bola facilmente. Se você escala três ou quatro atletas habilidosos que podem atuar em múltiplas posições, até que ponto torna-se realmente necessário ter um armador clássico em quadra?”, questionou Kukoc, destacando o ala do Brooklyn Nets na comparação com o astro do Los Angeles Lakers.