Richard Hamilton é considerado um dos melhores alas-armadores defensivos que atuaram na NBA nesse século. Mesmo um atleta de sua excelência técnica, porém, admite que temia enfrentar o mais idolatrado cestinha de sua geração. O ex-atleta do Detroit Pistons contou que, por mais experiente que fosse, sempre perdia um pouco do sono na véspera das partidas contra o saudoso Kobe Bryant.
“Kobe foi o único adversário com quem competi na NBA que deixava-me um pouco assustado. Era o tipo de jogador que tentaria matar você desde o primeiro minuto de jogo. Não podia deixá-lo anotar 10 ou 12 pontos no quarto inicial, pois acabaria a noite com uns 50. Foi, provavelmente, um dos atletas mais completos que já se viu jogar basquete”, exaltou o ídolo do Pistons, em entrevista à rede CBS Sports.
A entrevista aconteceu horas depois da CBS anunciar que o ídolo do Los Angeles Lakers havia sido eleito o 10º melhor jogador da NBA em todos os tempos, por pesquisa realizada entre os redatores e integrantes da redação do site. Hamilton criticou o resultado específico de Bryant, acreditando que ele deveria aparecer muito acima no ranking histórico.
“Posicionar Kobe como o 10º melhor da história da liga é um desrespeito. Sinto que ele foi o mais próximo de Michael Jordan que já vimos. Seu currículo é fantástico, com 15 seleções para times da temporada e 18 all-stars. Foi um dos cinco maiores pontuadores da história da NBA – e, se não tivesse jogado com Shaquille O’Neal, teria sido o primeiro”, justificou o ex-ala-armador.