Tom Thibodeau aparenta ser um treinador com imagem bastante desgastada entre torcedores e analistas da NBA. Mas, nos bastidores da liga, o veterano parece seguir como um nome forte e bem quisto. De acordo com Marc Berman, do jornal New York Post, ele deverá ser candidato para assumir o comando de Houston Rockets, New York Knicks e Brooklyn Nets na próxima offseason.
O técnico de 62 anos já era visto há algum tempo como nome de interesse na seleção dos times nova-iorquinos por um novo comandante. No Knicks, ele teria uma grande vantagem por ser ex-cliente e amigo do novo presidente de operações do time, Leon Rose. Já no Nets, embora não seja visto como favorito internamente, sua figura seria muito bem aceita e apoiada pelos astros Kevin Durant e Kyrie Irving.
O Rockets é a novidade entre os possíveis interessados em Thibodeau. A franquia vive um impasse com Mike D’Antoni, cujo contrato chega ao final dessa temporada, e a impressão geral é que um acordo para a renovação não será alcançado. A mudança tende a ser curiosa porque envolve perfis de trabalho diferentes, com a contratação de um treinador com estilo altamente exigente e basquete mais “tradicional”.
Campeão da NBA como auxiliar do Boston Celtics, em 2008, Thibodeau possui 352 vitórias e quase 59% de aproveitamento em oito temporadas realizadas como técnico na NBA.