LaMelo Ball está inscrito no draft e vai passar a jogar na NBA na próxima temporada, mas, agora, não deixará o basquete australiano. Segundo Jonathan Givony, da ESPN, o jogador de 18 anos comprou o time que defendeu na última temporada da liga local, o Ilawarra Hawks. O empresário do prospecto, Jermaine Jackson, confirmou que eles estão à frente do grupo que está prestes a anunciar um acerto para a aquisição da equipe da NBL junto ao mandatário Simon Stratford.
A NBL ainda não confirma o acordo e alega que o dono estuda outras opções de venda, mas o acordo entre as partes já estaria fechado e só depende da aprovação da liga – que apoiaria o negócio como uma medida para estreitar ainda mais as relações com a NBA. Especula-se que, após ter sido último colocado da última temporada, o clube corria altíssimo risco de fechamento e Ball decidiu “intervir” para não deixar que a equipe chegasse ao fim.
“Nós estamos no comando. O negócio está fechado. Melo ama os torcedores de Ilawarra e ama essa comunidade, que recebeu-o com os braços abertos. Eles fizeram com que nos sentíssemos em casa e, quando ficamos sabendo dos problemas que a organização estava passando, conversamos muito seriamente para tomar uma decisão. Decidimos: seremos os donos a partir de agora”, contou Jackson, em entrevista à ESPN.
O empresário do jovem atleta, que também foi jogador profissional no passado, garante que o seu envolvimento com o basquete australiano não vai atrapalhá-lo nem no draft, nem na carreira na NBA. “Ele estará focado em seu início de vida na liga e vamos contratar as pessoas corretas para tomarem conta do time aqui. LaMelo só quer criar o melhor programa de basquete possível para essa comunidade”, resumiu o agente.
Embora só tenha 18 anos de idade, Ball foi o grande destaque do Hawks na temporada passada da NBL: acumulou médias de 17.0 pontos, 7.5 rebotes e 7.0 assistências nos 12 jogos disputados. Sua campanha acabou precocemente por conta de uma lesão no pé, após tornar-se o primeiro jogador em mais de uma década a anotar dois triplos-duplos seguidos na liga australiana. O irmão de Lonzo Ball é uma das prováveis cinco primeiras escolhas do próximo draft.