O Cleveland Cavaliers está muito próximo de ficar sem treinador mais uma vez. De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, John Beilein está discutindo sua possível saída do comando técnico da equipe e uma rescisão contratual entre as partes pode ser anunciada nas próximas horas. É esperado que uma definição sobre o impasse seja anunciada até o fim da parada do Jogo das Estrelas.
O profissional de 67 anos assinou vínculo de cinco temporadas com a franquia na última offseason. A aposta dos executivos de Ohio com a chegada de um técnico universitário era que sua experiência com desenvolvimento de jovens jogadores, tom professoral e esquemas ofensivos inventivos fosse basear a nova cultura da organização. A transição do trabalho para a NBA, porém, trouxe dificuldades.
Rumores apontam que vários jogadores já estão insatisfeitos com o método de trabalho de Beilein há meses, reclamando do seu didatismo exagerado e longas sessões de vídeo – abordagem mais comum, de fato, no basquete universitário. Atletas mais experientes do elenco, em especial, tinham comunicação limitada e mostravam desinteresse por seguir o comando do veterano.
Diante do ambiente interno deteriorado, Charania apurou com pessoas próximas que o treinador está profundamente infeliz e expressou essa lamentação para os dirigentes do Cavaliers. Os problemas profissionais são somente parte do drama, porém: ele também convive com alguns dramas familiares, como a demissão do seu filho do comando da Universidade de Niagara por problemas pessoais.
De acordo com Charania, mesmo que Beilein siga no cargo e acabe a temporada como técnico do Cavs, a tendência é que as duas partes finalizem a rescisão na próxima offseason. Seu substituto, de qualquer forma, já estaria decidido: J.B. Bickerstaff deverá assumir o time quando a vaga ficar aberta. A franquia de Cleveland possui a pior campanha do Leste nessa temporada, com só 14 vitórias em 54 jogos.