O All-Star Weekend tem sido marcado por homenagens da NBA ao eterno Kobe Bryant. E a provável maior delas foi confirmada pelo comissário da liga, Adam Silver, na noite desse sábado: a partir de 2020, o prêmio de MVP do Jogo das Estrelas receberá o nome do ídolo do Los Angeles Lakers, falecido em um trágico acidente de helicóptero há poucas semanas.
“Nós estávamos pensando sobre a melhor maneira de homenagear Kobe, diante do fato da tragédia ter acontecido tão próximo das festividades da liga. Acho que uma das melhores formas de honrá-lo seria nesse momento, já que, além de seus cinco títulos da NBA, uma de suas marcas são os recordes em All-Star Game. É o modo apropriado de lembrá-lo”, justificou o executivo-mor da NBA.
De fato, Kobe possui uma série de marcas históricas no evento festivo de meio de temporada. A lenda foi o jogador mais jovem a disputar o Jogo das Estrelas, ainda com 19 anos, e tem o recorde de 18 eleições seguidas para o duelo entre all-stars. Ele também é um dos dois atletas da história a terem ganhado o prêmio de MVP da partida por quatro vezes – ao lado de Bob Pettit.
O troféu de MVP do Jogo das Estrelas nunca foi batizado, teve nome de um atleta ou personalidade, em sete décadas de realização. O saudoso ex-ala-armador, que permanece como maior ladrão de bolas (38) e segundo maior pontuador (290) da história do evento, acumulou médias de 19.3 pontos, 5.0 rebotes, 4.7 assistências e 2.5 roubos de bola em partidas de all-star.