A caminhada da seleção norte-americana em busca do tetracampeonato olímpico começou nessa segunda-feira. A USA Basketball divulgou a lista de 44 jogadores pré-convocados para as Olímpiadas de Tóquio, que acontecerão no meio do ano. Encabeçada pelo astro LeBron James, a relação traz nove membros da equipe medalhista de ouro no Rio de Janeiro, em 2016.
“O comprometimento, desejo e empolgação de todos os atletas para representarem o país é genuína e marcante. Todos os finalistas desse ciclo são excepcionalmente talentosos e oferecem incrível versatilidade. Esse grupo apresenta uma variedade de jogadores, de veteranos vencedores internacionalmente a futuros astros norte-americanos”, elogiou o diretor-mor da USA Basketball, Jerry Colangelo.
A enorme experiência internacional é, de fato, uma marca do grupo preliminar da seleção dos EUA: retornam nove atletas que foram campeões olímpicos no Rio de Janeiro-2016, oito campeões mundiais em 2015, sete medalhistas de ouro nas Olimpíadas de Londres-2012 e todos os 12 membros do jovem elenco que decepcionou na Copa do Mundo FIBA do ano passado, na China.
Boston Celtics e Los Angeles Lakers são as franquias da NBA que mais têm representantes na pré-convocação do Team USA, com cinco jogadores cada. Ao todo, atletas de 21 times da liga foram chamados. A julgar por ciclos passados, a USA Basketball deverá manter seu grupo aberto para a inclusão de mais nomes e um elenco de treino com jovens talentos pode ser formado ainda.
“Ao longo do restante da temporada da NBA, nós vamos seguir monitorando todos os jogadores. Sabemos que selecionar apenas 12 nomes será bastante desafiador e um processo dificílimo, mas vamos tentar escolher novamente a melhor equipe que pudermos para representar o país na complicada missão de conquistar as Olimpíadas pela quarta vez”, concluiu Colangelo.
A seleção norte-americana estará novamente sob o comando do treinador do San Antonio Spurs, Gregg Popovich, e o cronograma de preparação dos EUA ainda será formulado. Não se sabe se teremos um período de treinamentos longo com todos os convocados ou jogadores já serão pré-escolhidos pelo rendimento no restante da temporada e um grupo menor se apresentará.
Confira os 44 pré-convocados pela USA Basketball para defender a seleção dos EUA nos Jogos Olímpicos de Tóquio, entre julho e agosto desse ano:
Armadores
Mike Conley (Jazz)
Stephen Curry (Warriors)
James Harden (Rockets)
Kyrie Irving (Nets)
Damian Lillard (Blazers)
Kyle Lowry (Raptors)
Chris Paul (Thunder)
Kemba Walker (Celtics)
Russell Westbrook (Rockets)
Alas-armadores
Bradley Beal (Wizards)
Devin Booker (Suns)
Malcolm Brogdon (Pacers)
Jimmy Butler (Heat)
DeMar DeRozan (Spurs)
Donovan Mitchell (Jazz)
Victor Oladipo (Pacers)
Marcus Smart (Celtics)
Klay Thompson (Warriors)
Derrick White (Spurs)
Alas
Harrison Barnes (Kings)
Jaylen Brown (Celtics)
Kevin Durant (Nets)
Paul George (Clippers)
Joe Harris (Nets)
Tobias Harris (76ers)
Gordon Hayward (Celtics)
Brandon Ingram (Pelicans)
LeBron James (Lakers)
Kawhi Leonard (Clippers)
Khris Middleton (Bucks)
Jayson Tatum (Celtics)
Alas-pivôs
LaMarcus Aldridge (Spurs)
Anthony Davis (Lakers)
Draymond Green (Warriors)
Kyle Kuzma (Lakers)
Kevin Love (Cavaliers)
Pivôs
Bam Adebayo (Heat)
Andre Drummond (Cavaliers)
Montrezl Harrell (Clippers)
Dwight Howard (Lakers)
Brook Lopez (Bucks)
JaVale McGee (Lakers)
Mason Plumlee (Nuggets)
Myles Turner (Pacers)