O Cleveland Cavaliers fechou, provavelmente, a troca mais chocante da reta final da janela de transferências da temporada. De acordo com Kevin O’Connor, do site The Ringer, a equipe de Ohio adquiriu o pivô Andre Drummond junto ao Detroit Pistons. O time do Michigan, em contrapartida, vai receber o pivô John Henson, o armador Brandon Knight e uma futura escolha de segunda rodada de draft.
O pivô de 26 anos estava disponível para negociações desde a offseason passada, mas a sua situação contratual afastava possíveis interessados: ele é dono de uma opção de extensão automática de quase US$29 milhões para a próxima temporada. Também não ajudava o alto retorno exigido pela alta cúpula de Detroit, que queria jovens jogadores e escolhas de primeira rodada de draft para liberá-lo.
Segundo Vincent Ellis, do jornal Detroit Free Press, o “medo” em relação à extensão de Drummond acabou por atingir o próprio Pistons e a decisão de trocá-lo já estava tomada há dias. A equipe, inclusive, aceitou reduzir drasticamente sua pedida para poder sacramentar uma transação ainda nessa quinta. Henson e Knight são donos de contratos expirantes que somam cerca de US$25.5 milhões.
Ainda não se sabe o real nível de interesse do Cavaliers em seu novo pivô a longo prazo, mas uma coisa parece ser certa: ele chega para ser titular nos dois meses de vínculo garantido que ainda possui. Tristan Thompson está descontente em Ohio, pediu para ser negociado nos últimos dias e não se descarta a possibilidade de que ele seja dispensado antes do fim do mês.
A escolha de segunda rodada que o Pistons adquire na negociação será a pior entre as seleções do Cavaliers e do Golden State Warriors no recrutamento de 2023. Enquanto Henson e Knight são partes esporádicas da rotação de John Beilein em Cleveland, Drummond era um titular absoluto com quase 600 jogos disputados em Detroit. O duas vezes all-star acumula médias de 17.8 pontos, 15.8 rebotes, 1.7 tocos e 2.0 roubos de bola na atual campanha.
https://www.youtube.com/watch?v=Uwc4nB6hxkk