A NBA anunciou nessa quinta-feira (02) que os craques Giannis Antetokounmpo e James Harden foram escolhidos os melhores jogadores do mês de dezembro nas conferências Leste e Oeste, respectivamente. Esse é o segundo prêmio mensal do jogador do Milwaukee Bucks na temporada, enquanto o “cestinha” do Houston Rockets leva a honraria pela primeira vez na atual campanha.
Antetokounmpo comandou o Bucks a dez vitórias nas 12 partidas que disputou em dezembro, anotando 29.3 pontos, 12.0 rebotes e 5.3 assistências por noite. Ele ainda surpreendeu ao converter pouco mais de 39% dos 64 arremessos de longa distância tentados no período. Com isso, o atual MVP da liga vai se desprendendo da concorrência na busca pelo segundo troféu.
Harden, por sua vez, liderou o Rockets a um recorde de apenas quatro derrotas em 14 compromissos disputados em dezembro. O atual maior anotador da liga marcou 37.3 pontos, pegou 5.6 rebotes, distribuiu 6.9 assistências e acumulou 2.1 roubos de bola no período. Essa é a nona vez que o ala-armador recebe o prêmio mensal da NBA na carreira.
Entre os novatos da liga, Kendrick Nunn (Miami Heat) e Ja Morant (Memphis Grizzlies) repetiram a dose e levaram a honraria pelo segundo mês seguido. Os dois fizeram números bastante semelhantes ao longo de dezembro: tiveram 15.5 pontos e 3.3 rebotes, mas o segundo selecionado do draft ainda distribuiu 6.5 assistências, enquanto o armador da Flórida deu 3.9 passes decisivos.
A NBA ainda confirmou que Mike Budenholzer (Bucks) e Billy Donovan (Oklahoma City Thunder) foram eleitos os melhores treinadores do último mês de 2019. Eles levaram a premiação após comandarem, em 15 jogos, suas equipes às melhores campanhas de cada uma das conferências no período: o time de Milwaukee ganhou 13 partidas, enquanto o Thunder saiu vitorioso em 11 oportunidades.