Anadolu Efes e Real Madrid vencem e seguem na liderança da EuroLiga

Time turco atropelou o Khimki, em casa, enquanto a equipe merengue bateu o ASVEL na França

Fonte: Time turco atropelou o Khimki, em casa, enquanto a equipe merengue bateu o ASVEL na França

Por Vinicius Fernandes Batista

Chegou ao fim a 17ª rodada da fase regular da temporada 2019/20 da EuroLiga, com destaque para os triunfos dos líderes Anadolu Efes e Real Madrid, e a derrota do Barcelona, que também dividia a liderança da competição.

Anadolu Efes 101 x 82 Khimki

Publicidade

O time turco acertou 16 bolas de três, com destaque para os quatro acertos em quatro tentativas de Krunoslav Simon. Outros quatro anotaram mais de dez pontos: o grandalhão Tibor Pleiss alcançou um duplo-duplo (20 pontos e dez rebotes), Shane Larkin (20), Chris Singleton (13) e Vasilije Micic (11). Mesmo com a derrota, os visitantes, que não contaram com o maior cestinha da atual edição, Alexey Shved, gripado, tiveram seis jogadores com dois dígitos: Jeremy Evans (15), Chris Kramer (13), Jonas Jerebko (12), Anthony Gill (12), Devin Booker (10) e Stefan Jovic (dez pontos).

Publicidade

ASVEL 77 x 87 Real Madrid

Mesmo sem Anthony Randolph, Gabriel Deck, Jaycee Carroll, Sergio Llull e Felipe Reyes, o Real segue na co-liderança da competição, com sua 12ª vitória consecutiva. Trey Thompkins marcou 20 pontos e foi o cestinha. Jordan Mickey (18), Rudy Fernández (18), Nicolás Laprovíttola (12) e Fabien Causeur (11) também chegaram aos dois dígitos pelo lado espanhol.

Publicidade

Baskonia 76 x 74 Barcelona

Em um confronto entre espanhóis, a equipe da casa quebrou sua série de três derrotas, com 20 pontos do cestinha Pierria Henry. O Barça, que vinha de cinco triunfos, perdeu a co-liderança, depois de uma grande reação. Saiu para o intervalo com 31 x 47, logo após a vantagem aumentou cinco pontos e já no minuto final, o placar ficou igualado (74 x 74). Toko Shengelia recolocou os mandantes na frente e Pierre Oriola errou o arremesso no estouro do cronômetro.

Publicidade

CSKA Moscou 102 x 106 Panathinaikos

Em um jogo decidido apenas na prorrogação, destaque nos vencedores para Dinos Mitoglou, com 25 pontos e 16 rebotes, Nick Calathes, que fez 22 pontos e deu 17 assistências, além de outros três com mais de dez pontos: Jimmer Fredette (15), Ioannis Papapetrou (14) e DeShaun Thomas (12). Mike James foi o cestinha, pela equipe russa, com 30 pontos.

Publicidade

Zalgiris Kaunas 73 x 68 Maccabi Tel Aviv

O campeão lituano recuperou-se de uma desvantagem de 15 pontos no terceiro quarto para conquistar um triunfo em casa contra o campeão israelense, diante de uma multidão de 15.500 torcedores que lotaram a Arena Zalgirio, e, assim, deixar a lanterna. Lukas Lekavicius (Zalgiris) e Jake Cohen (Maccabi) foram os cestinhas, com 20 pontos.

Publicidade

Estrela Vermelha 93 x 63 Bayern de Munique

O Estrela Vermelha atropelou o Bayern de Munique diante de 16.824 torcedores que lotaram a Stark Arena, em Belgrado. O detalhe é que cinco jogadores do time da casa anotaram dez ou mais pontos na partida: Lorenzo Brown e Kevin Punter (15 pontos cada), Dejan Davidovac e Vladimir Stimac (13 pontos cada) e Billy Baron, com dez pontos. Pela equipe alemão, o destaque foi Greg Monroe, cestinha do duelo, com 20 pontos.

Publicidade

Olympiacos 87 x 96 Fenerbahçe 

O Fener ofuscou a conquista de Vassilis Spanoulis, que tornou-se o maior cestinha de todos os tempos da competição, agora com 4.157 pontos, superando a marca de 4.152 estabelecida por Juan Carlos Navarro. Spanoulis, de 37 anos, marcou 14 pontos no jogo. Nando De Colo foi o cestinha, pelos vencedores, com 32 pontos (cinco bolas certas em oito arremessos de três).

Publicidade

Olimpia Milano 73 x 72 Zenit

Dois lances livres de Kaleb Tarczewski com um segundo para o fim definiram o triunfo italiano, mesmo com a cesta de três de Vladislav Trushkin no estouro do cronômetro. O jogo foi bastante disputado e houve vários empates. Mesmo com o revés, o time russo, que fica isolado na lanterna, teve o cestinha do duelo, Gustavo Ayon, que marcou 15 pontos.

Publicidade

Valencia 91 x 77 ALBA Berlin

Em uma revanche da final da EuroCup da última temporada, o time espanhol voltou a levar a melhor sobre a equipe alemã, com destaque para os 19 pontos de Jordan Loyd. Os vencedores tiveram outros quatro atletas com ao menos dez pontos: Alberto Abalde (16), Aaron Doornekamp (15), Mike Tobey (11) e Bojan Dubljevic (10), enquanto Sam Van Rossom deu 11 assistências.

Publicidade


Classificação

1º Anadolu Efes e Real Madrid: 14 vitórias e três derrotas
3º Barcelona: 13 vitórias e quatro derrotas
4º Maccabi Tel Aviv e CSKA Moscou: 11 vitórias e seis derrotas
6º Panathinaikos: dez vitórias e sete derrotas
7º Olimpia Milano: nove vitórias e oito derrotas
8º Estrela Vermelha, Khimki, Valencia e ASVEL: oito vitórias e nove derrotas
12º Baskonia: sete vitórias e dez derrotas
13º Olympiacos, Fenerbahçe e Bayern de Munique: seis vitórias e 11 derrotas
16º Zalgiris Kaunas e ALBA Berlin: cinco vitórias e 12 derrotas
18º Zenit: quatro vitórias e 13 derrotas

Publicidade

Estatísticas

Melhor ataque: Khimki = 1.479 pontos (87 de média)
Pior ataque: Zenit = 1.214 (71,4 de média)
Melhor defesa: Estrela Vermelha = 1.252 (73,6 de média)
Pior defesa: Khimki = 1.494 (87,8 de média)
Melhor saldo: Anadolu Efes = +148
Pior saldo: Bayern de Munique = -144
Mais pontos em um quarto: 38 = Zenit
Menos pontos em um quarto: 6 = Fenerbahçe e Khimki
Mais pontos até o intervalo: 65 = Real Madrid
Menos pontos até o intervalo: 21 = Fenerbahçe
Mais pontos em um jogo: 106 = Anadolu Efes
Menos pontos em um jogo: 55 = Bayern de Munique
Maior diferença de pontos: 41 = Bayern de Munique 104 x 63 ASVEL
Maior pontuador em um só jogo: 49 = Shane Larkin (Anadolu Efes)
Cestinha por pontos: Mike James (CSKA) = 350
Cestinha na média: Alexey Shved (Khimki) = 20,9
Melhor reboteiro: Nikola Milutinov (Olympiacos) = 146 (9,1 de média)
Melhor assistente: Nick Calathes (Panathinaikos) = 155 (9,1 de média)

Publicidade

Próxima rodada

09/01 (quinta-feira) – ALBA Berlin x Maccabi Tel Aviv (16h, com transmissão do DAZN), Olimpia Milano x Panathinaikos (16h45), Real Madrid x Zalgiris Kaunas (17h, com transmissão do DAZN), Baskonia x Fenerbahçe (17h)
10/01 (sexta-feira) – Khimki x Zenit (14h), Bayern de Munique x CSKA Moscou (16h30), ASVEL x Estrela Vermelha (16h45), Valencia x Olympiacos (17h), Barcelona x Anadolu Efes (17h, com transmissão do DAZN)

Publicidade


Quer acompanhar o melhor do basquete europeu? O DAZN transmite vários jogos da EuroLiga por semana. Primeiro serviço de streaming esportivo no país, o DAZN está disponível para degustação durante um mês. Você preenche os dados e instantes depois o conteúdo já está liberado para você acompanhar no computador, no celular, no tablet ou até no console do videogame. Durante 30 dias você terá acesso a todos os eventos da plataforma. Grátis!

Assinando o DAZN, você também poderá acompanhar o NBB, a Premier League, o Campeonato Francês, o Campeonato Italiano, a final da Copa Sul-Americana, a Libertadores feminina, a MLS, a Liga Americana de futebol, o Campeonato Japonês, e muito mais. Assine já!

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários