O ano mais longo e difícil da carreira de Victor Oladipo finalmente está chegando ao fim. O astro do Indiana Pacers sofreu ruptura do tendão do quadríceps em janeiro e foi obrigado a viver longos meses no departamento médico da equipe, em um demorado processo de recuperação. Foram dias de um afastamento forçado das quadras, mas nunca realmente longe do basquete da NBA.
“Eu sei que vários atletas gostam de jogar videogame durante a recuperação, mas, para mim, o mais importante foi simplesmente assistir aos jogos. Tive a chance de acompanhar todas as partidas e ver todos os jogadores possíveis. Quis entender o que fazem para ter tanto sucesso na NBA e, dentro disso, o que poderia adicionar ao meu jogo”, contou o craque, em longa entrevista ao site HoopsHype.
Oladipo vai retornar ao basquete para tentar dar sequência a uma das histórias de sucesso mais inesperadas da NBA atual. O ala-armador teve passagens frustrantes e foi trocado sem muita cerimônia por Orlando Magic e Oklahoma City Thunder antes de tornar-se um dos melhores two-way players da liga em Indiana. Ele vê o crescimento como resposta a um time que realmente apostou em seu talento.
“Eu acho que não só a minha função, mas a minha mentalidade mudou em Indiana. A franquia demanda muito mais de mim, dentro e fora de quadra. Tenho a bola nas mãos, carrego maiores responsabilidades e, assim, sou capaz de atingir o mais alto nível de jogo. Não tive essa oportunidade em Orlando ou Oklahoma City. E, quando recebi essa confiança, virei um jogador diferente”, explicou o atleta de 27 anos.
É verdade que o Pacers que Oladipo deixou e encontrará agora são bem diferentes também. A equipe passou por uma pequena reformulação na offseason e contratou cinco jogadores que estão na rotação do técnico Nate McMillan atualmente, mas os resultados seguem ótimos: mesmo sem o astro, a equipe venceu 21 de 33 jogos da temporada. E ele garante que, com o seu retorno, a tendência é só melhorar.
“Nossa equipe pode ser realmente especial. Eu acho que podemos fazer barulho na NBA e temos chances de chocar muitas pessoas nos instantes mais importantes da temporada. Mas, hoje, só precisamos seguir focados e comprometidos com o nosso trabalho. Nenhum outro time, quem está fora, importa. Se estivermos focados em nós mesmos, tudo vai dar certo”, assegurou o duas vezes all-star da liga.
Uma das maiores mudanças foi a chegada de Malcolm Brogdon, que tornou-se a referência do Pacers nesse ano. Esse novo parceiro de armação é um dos motivos para o otimismo de Oladipo com o futuro. “Malcolm vem jogando formidavelmente, é um grande jogador que faz um ótimo trabalho liderando-nos. Acredito que temos chances de formar uma dupla realmente especial”, previu o ala-armador.