Um dos principais candidatos a primeira escolha do próximo draft está oficialmente fora da temporada universitária. O pivô James Wiseman anunciou que vai deixar a Universidade de Memphis para preparar-se com foco exclusivo no recrutamento do ano que vem. É esperado que ele passe a treinar em uma academia específica visando o basquete profissional e a próxima etapa de sua carreira.
“Desde que era um pequeno garoto, meu sonho é jogar na NBA e vou preparar-me para esse próximo capítulo da minha vida agora. Não foi a maneira como esperava que o meu ano de freshman na NCAA seria, mas agradeço a todos que apoiaram a mim e minha família nesse processo. Obrigado a técnicos e jogadores por cada dia de treino em Memphis”, declarou o prospecto, por meio das redes sociais.
A notícia passou longe de ser recebida com surpresa pelo programa de basquete da Universidade de Memphis. Wiseman atuou em somente três partidas pelos Tigers e estava suspenso por sua família ter sido “bancada” pelo atual treinador da equipe, o ex-jogador Penny Hardaway, em uma mudança de residência. Para a NCAA, isso configurou uma quebra das regras de recrutamento e amadorismo.
De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, o atleta de 18 anos já vinha avisando treinadores, companheiros e executivos de sua decisão nos últimos dias. Hardaway tentou convencer o principal prospecto da equipe a permanecer, mas, como já esperado, não conseguiu demovê-lo da decisão.
Wiseman compete com jovens talentos como Anthony Edwards, Cole Anthony e LaMelo Ball para ser o primeiro escolhido do próximo draft. A tendência, porém, é que sua falta de exposição e experiência competitiva no basquete universitário ou internacional seja um forte argumento contra o seu nome ser o primeiro a ser chamado pelo comissário Adam Silver na noite do recrutamento.