A direção da NBA anunciou que o ex-comissário David Stern deu entrada em um hospital de Nova Iorque na tarde dessa quinta-feira com um quadro de derrame cerebral. O lendário executivo foi submetido a uma cirurgia de emergência para estancar a hemorragia assim que chegou à unidade de tratamento. Informações sobre o seu estado de saúde ainda são mantidas em sigilo.
O departamento de bombeiros de Nova Iorque realizou o primeiro atendimento ao membro da classe de 2014 do Hall da Fama, que almoçava em um restaurante na região de Manhattan quando sofreu o acidente vascular. Os brigadistas atenderam um chamado de emergência (911), às 13h59, e fizeram o imediato transporte do ex-dirigente de 77 anos até o hospital.
Personalidades da NBA, como o ícone Magic Johnson e o técnico Rick Carlisle, se manifestaram com votos de pronta melhora ao amigo nas últimas horas. Vários atletas e treinadores ativos na rodada dessa quinta também fizeram questão de mostrar apreço e prestar solidariedade à família Stern.
“Essa notícia é simplesmente de quebrar o coração. Nós estamos na torcida por David, que é uma pessoa incrível. Não existem superlativos que definam o que sinto e o que ele significa, mas vai muito além do basquete. Ele é um homem fantástico, mesmo quando estava gritando comigo”, lamentou o dono do Dallas Mavericks, Mark Cuban, em entrevista ao site oficial da franquia.
Stern foi o comissário da NBA entre 1984 e 2014, sendo considerado o principal responsável pela globalização da liga ao longo das últimas décadas. Sob a sua gestão, a Associação ganhou sete novos times, realocou seis franquias e viu sua renda com direitos de transmissão aumentar em mais de 40 vezes. Embora aposentado da liga, ele ainda possui um escritório em Nova Iorque e trabalha em projetos próprios.