Flamengo vence Franca no Pedrocão e assume a liderança do NBB

Equipes possuem campanhas idênticas, mas rubro-negros levam vantagem no confronto direto, primeiro critério de desempate

Fonte: Equipes possuem campanhas idênticas, mas rubro-negros levam vantagem no confronto direto, primeiro critério de desempate

(10-2) Franca 78 x 82 Flamengo (10-2)

Neste sábado (07), o Flamengo viajou até Franca para enfrentar os donos da casa no Ginásio Pedrocão, em um duelo que definiria o líder da atual temporada do NBB. No fim dos 40 minutos de um jogaço transmitido pela Band, 82 a 78 para o Flamengo, que assume a liderança do maior campeonato de basquete do país, com dez vitórias em 12 jogos disputados.

O primeiro quarto começou e logo vimos uma surpresa na escalação. Com um desconforto em razão de um estiramento no ligamento colateral do joelho esquerdo, o ala Marquinhos do Flamengo, atual MVP da competição e cestinha da equipe, começou no banco e Jhonatan Luz foi alçado à titularidade em seu lugar. O camisa 7 rubro-negro começou pegando fogo, matou três bolas do perímetro em quatro tentativas logo no inicio do duelo. Os visitantes se aproveitaram de uma sequência de erros da equipe francana para abrir diferença no placar, muito graças ao ótimo trabalho defensivo do time comandado pelo técnico Gustavo De Conti. Com uma ótima defesa dentro do garrafão, o Flamengo limitou o trabalho ofensivo dos cestinhas de Franca, Lucas Dias e Rafael Hettsheimeir, que zeraram em pontuação no primeiro quarto. No fim da parcial, 25 a 20 para o Flamengo.

Publicidade

No início do segundo quarto, os visitantes continuaram a abusar dos chutes de três pontos. Olivinha, Marquinhos e Zach Graham mataram uma bola do perímetro cada e a equipe carioca aumentou a vantagem e fechou a parcial em 15 a 12. No fim do primeiro tempo, o placar marcava 40 a 32 para os visitantes, com destaque para os 11 pontos de Jhonatan Luz, anotados no período inicial, além de dez pontos do ala-pivô Olivinha, que chutou 2/4 para três pontos (50%) nos primeiros 20 minutos de jogo.

Franca não conseguiu tirar vantagem dentro do garrafão, forçou as bolas de meia distância e viu Hettsheimer e Lucas Dias apagados no primeiro tempo, anotando somente 4 pontos somados. Diferentemente do Flamengo, a bola de três ousou em não cair para a equipe do interior paulista, que converteu somente duas em nove tentativas no primeiro tempo, enquanto os visitantes anotaram sete em 19, com 36.8% de aproveitamento. Franca confiou na individualidade de seus jogadores, rodou pouca a bola no primeiro tempo, anotando somente três assistências. Franco Balbi, armador argentino do Flamengo, já tinha anotado sozinho, quatro passes decisivos, um a mais que toda a equipe da casa.

Publicidade

Na volta dos vestiários, Franca finalmente reagiu, e muito graças a Rafael Hettsheimeir e Lucas Dias. Os cestinhas, que pouco papel tiveram ofensivamente nos primeiros 20 minutos, finalmente entraram no jogo no terceiro quarto. O ala-pivô camisa 9 anotou quatro pontos consecutivos, Hettsheimeir anotou mais dois, e Franca chegou a abrir uma corrida de 6 a 2 nos primeiros três minutos , cortando a vantagem para quatro pontos no placar geral: 42 a 38 Flamengo. Deryk Ramos, ala-armador do Flamengo que começou no banco, ainda teve tempo para converter um buzzer no fim do período e a vantagem aumentou: 58 a 51 para os cariocas, com dez minutos no relógio a serem jogados. Franca fez um ótimo trabalho defensivo, forçou os cariocas a nove erros nos dois últimos períodos, mas a bola de três pontos insistiu em não cair (5/22, 22.7% no jogo inteiro). Hettsheimer e David Jackson voaram no segundo tempo. Somados, os dois anotaram 34 pontos depois do intervalo, sendo 16 de Hett e 18 de DJ, mas que não foram suficientes para a virada do time da casa. No fim dos 40 minutos, 82 a 78 para o Flamengo.

Com o triunfo, os rubro-negros alcançam a sua décima vitória em 12 partidas, mesmo retrospecto de Franca, mas assume a liderança devido ao confronto direto, primeiro critério para o desempate. David Jackson, de Franca, foi o cestinha, com 26 pontos.

Publicidade

Pelo lado do novo líder do NBB, os destaques da partida foram Zach Graham, com 16 pontos, três assistências e 64% de aproveitamento nos arremessos de quadra, e Olivinha, que anotou 13 pontos e teve 50% de aproveitamento nas bolas de três pontos.

Agora, o Flamengo encara a equipe de Rio Claro, no próximo dia 10 (terça-feira), às 20h na Arena Carioca I, com transmissão do DAZN.

Publicidade

Já Franca recebe em casa o São Paulo, também na terça-feira, às 20h, com transmissão da ESPN.

Publicidade

Destaques

Franca

David Jackson: 26 pontos
Rafael Hettsheimeir: 18 pontos e cinco rebotes
Elinho: 11 pontos

Publicidade

Flamengo

Zach Graham: 16 pontos
Olivinha: 13 pontos
Marquinhos: 11 pontos e cinco rebotes
Jhonatan Luz: 11 pontos


Você pode acompanhar o NBB 12 pelo DAZN! Primeiro serviço de streaming esportivo no país, o DAZN está disponível para degustação durante um mês. Você preenche os dados e instantes depois o conteúdo já está liberado para você acompanhar no computador, no celular, no tablet ou até no console do videogame. Durante 30 dias você terá acesso a todos os eventos da plataforma. Grátis!

Publicidade

Assinando o DAZN, você também poderá acompanhar a EuroLiga, a Premier League, o Campeonato Francês, o Campeonato Italiano, a final da Copa Sul-Americana, a Libertadores feminina, a MLS, a Liga Americana de futebol, o Campeonato Japonês, e muito mais!

Últimas Notícias

Comentários