Por Vinicius Fernandes Batista
Nesse sábado (5) teve início a terceira rodada da fase regular da edição 2019/2020 da Liga ACB, nome oficial do campeonato espanhol de basquete masculino.
Com boa atuação do brasileiro Augusto Lima, autor de um duplo-duplo(16 pontos e dez rebotes), além de duas assistências, em 22 minutos em quadra, o San Pablo Burgos superou o Joventut de Badalona, por 82 a 74, em pleno Palau Municipal D´Esports, na cidade de Badalona, diante de 3.912 torcedores.
Após vencer o primeiro quarto (23 x 19), o time visitante foi para o intervalo um ponto à frente (38 x 37), mas sofreu a virada no terceiro período e ficou em desvantagem (55 x 63). No entanto, foi muito superior aos verdinegros no último quarto (27 x 11), conquistando um grande triunfo.
Os burgaleses tiveram um trio letal: Earl Clark, Augusto Lima e Thaddus McFadden marcaram 54 pontos juntos. Thad foi o cestinha da equipe, com 18 pontos (cinco bolas certas de três em oito arremessos), mas o da partida foi Klemen Prepelic, com 21. Os brasileiros apareceram bem: Lima, que havia perdido cinco lances livres seguidos, converteu dois em um momento crucial, quando faltavam 45 segundos, colocando os visitantes com 77 a 74 no placar. E Vitor Benite anotou os últimos dois pontos do duelo, também após falta recebida (ele terminou com 100% de aproveitamento, 5-5), totalizando sete pontos e quatro rebotes em quase 24 minutos em quadra.
Outro a vencer fora em um confronto difícil e continuar invicto foi o Real Madrid, que bateu o Iberostar Tenerife, por 76 a 71, no Pabellón de Deportes Tenerife Santiago Martín, na cidade de Tenerife, que recebeu 5.211 espectadores.
O time merengue venceu o primeiro quarto por 18 a 11 e foi para o intervalo quatro pontos à frente (38 x 34). Os mandantes viraram (54 x 52) e foram para o último período em vantagem. As equipes se alternavam na liderança até o último minuto, quando apareceu Sergio Llull para resolver. Ele anotou três bolas de três (ao todo foram cinco em oito tentativas) e manteve os blancos invictos, apesar do cansaço pela disputa simultânea da Euroliga no meio de semana. Destaque também para Walter Tavares, que apanhou 10 rebotes. No entanto o cestinha foi Giorgi Shermadini, da equipe da casa, com 20 pontos.
No Palacio de Deportes de Murcia, diante de 5.461 presentes, o Murcia acabou com a invencibilidade do Casademont Zaragoza, com uma vitória por 89 a 73. O time da casa começou com tudo e abriu larga vantagem logo no primeiro quarto (25 x 12) e ampliou a diferença na ida para o intervalo (49 x 35). A equipe aragonesa ainda diminuiu um pouco no final do terceiro período (57 x 69), mas não ameaçou em momento algum o triunfo murciano.
Os “universitários” basearam seu triunfo no alto número de bolas de três convertidas: 18 ao todo (foram incríveis 42 tentativas, aproveitamento de 43%). Askia Booker foi o cestinha, com 21 pontos, um a mais que Jarrell Eddie, que acertou seis bolas de três em 12 arremessos. No entanto quem mais se destacou foi o brasileiro Rafa Luz. Depois de protagonizar de forma involuntária uma jogada que culminou na lesão do madridista Jaycee Carroll, na última rodada, o armador brasuca conseguiu 19 pontos (4-5 do perímetro), cinco rebotes, três assistências e 21 de eficiência. Pelo lado zaragocista, Dennis Seeley terminou como o cestinha do jogo, com 25 pontos, e Nicolás Brussino converteu quatro bolas de três em cinco arremessos dados.
Após duas prorrogações, o Monbus Obradoiro conquistou sua primeira vitória e decretou a primeira derrota do Bilbao Basket, no Multiusos Fontes do Sar, em Santiago de Compostela, com um público de 4.579 pessoas: 98 x 96.
Os visitantes venceram os dois primeiros quartos (17 x 15 e 24 x 23), mas permitiram a reação dos galegos no terceiro (26 x 16). No entanto, no quarto, com uma forte marcação, o time de Bilbao, com 16 a 9 a favor, levou a definição do vencedor para a prorrogação.
Com 71 a 70 no placar, o Obradoiro teve dois lances livres convertidos por Earl Calloway, a sete segundos do fim, para ficar três pontos à frente, mas um fantástico arremesso de três, com passo para trás, de Arnoldas Kulboka igualou o marcador. E ainda deu tempo do aro não permitir um gancho de Vladimir Brodziansky.
Na prorrogação, os visitantes tinham 84 a 80 a favor, com um minuto e meio para o fim. Os seus lances livres e os erros do adversário, incluindo a última posse de bola, permitiram a igualdade no marcador e novo tempo extra. Aí apareceu Fletcher Magee, que apesar da sua juventude, levou a equipe compostelana a ficar com boa vantagem com um improvável lance de quatro pontos (cesta de três e a falta), deixando o placar em 94 a 89. No entanto, cinco pontos consecutivos de Kulboka igualaram tudo (96 x 96) a só 21 segundos para o final. Calloway não errou seus dois lances livres, mas Jaylon Brown, na jogada definitiva, sim, ao acertar o aro, decretando o fim de um duelo emocionante.
Fletcher Magee, do time da casa, com 25 pontos, foi o cestinha da partida, porém dois jogadores dos visitantes se destacaram: Ondrej Balvin, com um duplo-duplo (15 pontos e 12 rebotes), e Arnoldas Kulboka, com cinco acertos em sete arremessos de três.
Neste domingo (6), completando a rodada, jogam Montakit Fuenlabrada x Movistar Estudiantes, BAXI Manresa x Herbalife Gran Canaria, Valencia x Coosur Real Betis, Baskonia x Unicaja Málaga e MoraBanc Andorra x Barcelona.
Quer acompanhar o melhor do basquete europeu? A DAZN transmite vários jogos da Euroliga por semana. Primeiro serviço de streaming esportivo no país, o DAZN está disponível para degustação durante um mês. Você preenche os dados e instantes depois o conteúdo já está liberado para você acompanhar no computador, no celular, no tablet ou até no console do videogame. Durante 30 dias você terá acesso a todos os eventos da plataforma. Grátis!
Assinando o DAZN, você também poderá acompanhar o NBB, a Premier League, o Campeonato Francês, o Campeonato Italiano, a final da Copa Sul-Americana, a Libertadores feminina, a MLS, a Liga Americana de futebol, com presença de Zlatan Ibrahimovic, o Campeonato Japonês, e muito mais. Assine já!