James Harden e Anthony Davis foram os primeiros a pedirem liberação. Agora, as novas “baixas” da seleção norte-americana são C.J. McCollum e Eric Gordon. De acordo com Chris Haynes, do site Yahoo! Sports, os alas-armadores entraram em contato com a USA Basketball para retirarem seus nomes de consideração da pré-convocação dos EUA para a disputa da Copa do Mundo FIBA.
Com os quatro desfalques, a lista original do Team USA está reduzida a 16 atletas e somente quatro deles possuem experiência com a equipe nacional em competições internacionais – o armador Kyle Lowry (que acaba de passar por cirurgia na mão e, em breve, pode ser confirmado como mais uma ausência), o ala Harrison Barnes, o ala-pivô Kevin Love e o pivô Andre Drummond.
É esperado que, diante da série de “baixas”, a USA Basketball adicione jogadores à convocação ou efetive alguns atletas do time jovem de treinamento para o elenco principal. Dentro da relação de pré-convocados iniciais, agora, só restaram cinco jogadores que foram eleitos all-stars na temporada passada: Lowry, Damian Lillard, Kemba Walker, Bradley Beal e Khris Middleton.