Kyrie Irving realmente será agente livre irrestrito a partir do próximo dia 31. De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, o astro informou os executivos do Boston Celtics que não vai exercer a cláusula de extensão estipulada em seu contrato para testar o mercado na offseason. Ele embolsaria US$21.3 milhões na próxima temporada se decidisse permanecer no vínculo atual.
A movimentação já era amplamente esperada nos bastidores da liga, uma vez que o armador é um dos agentes livres mais importantes disponíveis nesse ano e deve receber diversas propostas de contrato máximo nas próximas semanas. Brooklyn Nets, New York Knicks, Los Angeles Lakers e o próprio Celtics são apontados como principais candidatos para contar o craque.
A agência livre marca o fim de uma temporada desgastante em Boston, onde foi constantemente indicado como um dos grandes culpados pela decepcionante campanha do time. Seu desempenho em quadra, porém, foi ótimo em termos estatísticos: obteve médias de 23.8 pontos (com 40.1% de acerto nos tiros de longa distância), 5.0 rebotes e 6.8 assistências em 67 partidas disputadas.