Tyler Herro
Idade: 19 anos
País: Estados Unidos
Universidade: Kentucky
Experiência: freshman
Posição: ala-armador
Altura: 6’6″ (1.98m)
Médias na última temporada: 32.6 minutos, 14.0 pontos, 4.5 rebotes, 2.5 assistências, 1.1 roubos de bola, 0.3 tocos, 1.6 erros de ataque, 46.2% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 35.5% de acerto nos tiros de longa distância e 93.5% de conversão nos lances livres em 37 jogos disputados
Pontos fortes
– Herro possui sólida estatura para um ala-armador profissional e, no cenário de formações mais móveis da NBA, pode até atuar como ala pontualmente.
– Inteligente finalizador próximo da cesta em nível universitário, ambidestro e que apresenta um floater já consideravelmente desenvolvido.
– Seu controle de bola é seguro, embora possa ser mais refinado, o que sugere um possível potencial como ballhandler secundário no próximo nível.
– Não para de movimentar-se sem a posse da bola, exibindo instintos apurados em termos de posicionamento em quadra para espaçar a quadra.
– Trata-se de um arremessador de elite, como indica seus mais de 93% de acerto nos lances livres. É dono de uma compacta e rápida mecânica de lançamento.
– Pode chutar em movimento, inclusive, criando o próprio arremesso a partir do drible e saindo de bloqueios. O side step tornou-se uma marca registrada pessoal.
– Herro é um reboteiro muito sólido e participativo para um ala-armador, que tem a capacidade de iniciar o ataque rapidamente assim que pega a bola.
– Marcador que supera limitações físico-atlética com um entendimento superior da defesa coletiva e timing especial para quebrar linhas de passe.
– É um jogador seguro, cuja tomada de decisão costuma ser muito boa: distribuiu quase duas assistências por erro de ataque na NCAA e comete poucas faltas.
– Parece ser um role player bastante flexível e adaptável, consciente do que pode fazer. Seu excelente arremesso confere-lhe um “piso” sólido na NBA.
– Combinação de inteligência em quadra, técnica, instintos e trabalho de pés dá a entender que Herro é um jogador de basquete natural, mais do que um atleta.
Pontos fracos
– Os atributos físico-atléticos de Herro deixam a desejar: sua condição atlética não passa do nível adequado, registra envergadura menor do que a altura (1.91m) e, às vezes, o deslocamento pela quadra não parece tão fluido assim.
– A falta desses recursos limita o potencial do prospecto como finalizador em torno do aro na NBA, prejudicado ainda pelo fato de não mostrar grande capacidade de absorver contato e cavar faltas.
– Por mais que seja um grande arremessador, ele ainda tem problemas em termos de regularidade e seus braços curtos fazem com que seu tiro seja potencialmente fácil de ser contestado por atletas profissionais.
– Herro desenvolveu a capacidade de criar o próprio arremesso em meia quadra na NCAA, mas esse é um recurso de difícil tradução para o basquete profissional e que times da NBA já não valorizam como antes.
– Deixa a frustração tomar conta de suas ações quando vive más atuações: acelera o ritmo do jogo em demasia, “força” arremessos questionáveis e piora sua seleção de passes. Precisa de mais autocontrole.
– Não é difícil projetar a abordagem das equipes da NBA para marcá-lo: vão tirar seu arremesso de longa distância, desafiando sua capacidade de finalizar contra protetores de aro de elite.
– Lento lateralmente, Herro corre sérios riscos de ser exposto no lado defensivo da quadra na NBA. Suas limitações físico-atléticas devem colocá-lo em uma situação desfavorável na quadra espaçada da NBA;
– É um prospecto de mais virtudes consolidadas (arremesso, inteligência, instintos) do que upside – pode até desenvolver-se, mas a sua carreira irá tão longe quanto sua pontaria nas tentativas de quadra permitir.
Comparações: J.J. Redick (Sixers) e Nik Stauskas (Cavaliers)
Projeção: entre 10ª e 25ª escolhas geral
Confira alguns lances de Tyler Herro
Legenda
freshman (primeiro ano universitário)