A sabedoria popular prega que os playoffs separam os homens dos meninos. Se for assim, mesmo com apenas 24 anos, Nikola Jokic comprova ser uma das grandes referências da liga em sua primeira participação na pós-temporada. Nos oito jogos iniciais do Denver Nuggets na fase de mata-mata, o jovem astro registra médias de 24.9 pontos, 11.8 rebotes e 8.8 assistências.
“As defesas estão tentando tudo o que é possível, mas Nikola entende rápido como está sendo marcado. Não força jogadas e toma a decisão certa a cada posse. Ele é como um quarterback em quadra, como o Tom Brady: sempre faz a leitura correta do jogo. Merece parabéns por chegar a esse patamar tão cedo na carreira. Não dá para acreditar”, elogiou o companheiro de garrafão, Paul Millsap.
Jokic tornou-se o primeiro atleta do Nuggets desde Carmelo Anthony, em 2010, a ter duas ou mais atuações de 30 pontos em uma mesma pós-temporada. “O San Antonio Spurs marcou-me de uma forma e, agora, o Portland Trail Blazers já tenta algo totalmente diferente. Mas sempre serei capaz de enxergar o que estão fazendo. Posso reagir ao que tentarem, não importa o que seja”, garantiu o pivô.