O Oklahoma City Thunder foi elogiado pela contratação de Markieff Morris após o fechamento da janela de transferências da temporada. Seu impacto no momento mais importante da campanha, porém, revelou-se mínimo: o ala-pivô atuou menos de 12 minutos por partida na série contra o Portland Trail Blazers. Para Marcus Morris, do Boston Celtics, a pouca utilização do irmão foi um erro de julgamento.
“Eu odiei acompanhar o Oklahoma City nos playoffs e simplesmente gostaria que Markieff nunca tivesse ido para lá, pois sei que poderia ter ajudado outras equipes na pós-temporada. Espero que ele encontre um time que possa usá-lo de uma boa forma e realmente aprecie seu basquete na próxima temporada, não importa onde seja”, afirmou o ala, revoltado com a opção do técnico Billy Donovan.
O ala-pivô aparentemente concorda com a opinião do irmão e, até por isso, revelou já ter informado os dirigentes do Thunder que não pretende renovar com a equipe para atuar a mesma quantidade de minutos da atual campanha. O jogador de 29 anos realizou 24 partidas pelo time na temporada regular, anotando 6.5 pontos e 3.8 rebotes em pouco mais de 16 minutos de ação por noite.