Notícias Rumores Opinião Classificação Onde Assistir
Conferência Leste
Atlanta Hawks Boston Celtics Brooklyn Nets Charlotte Hornets Chicago Bulls Cleveland Cavaliers Detroit Pistons Indiana Pacers Miami Heat Milwaukee Bucks New York Knicks Orlando Magic Philadelphia 76ers Toronto Raptors Washington Wizards
Conferência Oeste
Dallas Mavericks Denver Nuggets Golden State Warriors Houston Rockets LA Clippers LA Lakers Memphis Grizzlies Minnesota T-Wolves New Orleans Pelicans OKC Thunder Phoenix Suns Portland Trail Blazers Sacramento Kings San Antonio Spurs Utah Jazz

NBA formaliza proposta de redução de idade mínima para inscrição no draft

Por possível nova regra, prospectos já seriam elegíveis à profissionalização na temporada em que completam 18 anos

A NBA finalmente deu o passo inicial para implementar mudanças no sistema de elegibilidade do draft. De acordo com Jeff Zillgitt, do portal USA Today Sports, a direção da liga entregou uma proposta de diminuição da idade para inscrição no recrutamento à Associação dos Jogadores. Pela possível nova regra, prospectos passariam a poder se profissionalizar ao completarem 18 anos.

A formalização da proposta é a primeira etapa para que uma alteração aconteça no draft. Nos bastidores, o comissário Adam Silver e representantes da NCAA admitem que o sistema atual, apelidado de “one and done” (o jovem atleta, geralmente, fica um ano na faculdade antes de poder ser draftado), não está funcionando nem para a NBA, nem para o basquete universitário.

Continua após a publicidade

Nas regras vigentes, o prospecto ativo no basquete norte-americano precisa ter 19 anos de idade e/ou ter participado de uma temporada universitária para inscrever-se no recrutamento. A redução da idade mínima sempre foi a proposta preferida da Associação dos Jogadores e a tendência é que as negociações entre as duas partes evoluam para um acerto a partir do draft de 2022.

O maior impacto da redução etária seria o retorno em larga escala dos chamados high schoolers – ou seja, atletas colegiais “saltando” diretamente para a NBA, sem passar pela faculdade – ao recrutamento depois de mais de uma década “banidos”. Kevin Garnett, Kobe Bryant e LeBron James são exemplos notórios de jogadores que vieram direto do colegial para a NBA.

Continua após a publicidade

comentários