O Memphis Grizzlies está pronto para começar uma reformulação em seu elenco. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, a franquia passará a ouvir propostas de troca envolvendo as duas referências do time: o armador Mike Conley e o pivô Marc Gasol. A saída dos ídolos locais seria o primeiro passo para a reconstrução do plantel em torno do calouro Jaren Jackson Jr.
Os dirigentes do Tennessee pretendem estudar ofertas antes do término da janela de transferências da temporada, mas não têm pressa para fechar negócio e podem esperar até a próxima offseason pelo melhor valor de retorno. A tendência é que a equipe peça uma combinação de jovens talentos, escolhas de draft e alívio salarial para liberar seus veteranos astros.
A decisão de considerar trocas pelos dois atletas aconteceu, em grande parte, pela péssima fase do time: com dez derrotas nas últimas 11 partidas, o Grizzlies caiu para a 14ª posição do Oeste e já está a seis jogos do oitavo colocado do Oeste. A dupla teve uma reunião com o dono da franquia para discutir essa situação na semana passada, mas não teriam pedido para serem negociados.
Trocar Gasol e Conley recebendo alto valor de retorno, porém, não tende a ser uma tarefa fácil. O pivô de 34 anos pode tornar-se agente livre irrestrito em julho caso abra mão de um salário de mais de US$25 milhões em 2019-20. Já o armador de 31 anos é um dos jogadores mais bem pagos da liga e terá quase US$67 milhões em vencimentos a receber nas próximas duas temporadas.
O Grizzlies pode sentir-se “obrigado” a negociar ambos mais rapidamente pelo fato de “perder” sua escolha de primeira rodada do próximo draft se não ficar entre os oito primeiros a selecionar na loteria. Ela iria, então, para o Boston Celtics. Dois dos maiores ídolos da história da equipe, Gasol e Conley atuaram juntos por 633 jogos – maior marca de qualquer dupla ativa na liga – e levaram o time a uma final do Oeste (2013).