Jimmy Butler está novamente envolvido em uma situação controversa dentro da equipe que defende. De acordo com Adrian Wojnarowski e Ramona Shelburne, da ESPN, o astro confrontou o técnico do Philadelphia 76ers sobre a sua função no sistema ofensivo do time. A discussão teria acontecido em uma recente sessão de vídeo, onde o atleta de 29 anos chegou a ser desrespeitoso com Brett Brown.
O ala-armador teria manifestado, de forma agressiva, a vontade de atuar em um esquema ofensivo mais tradicional – baseado em pick-and-rolls e isolations – em vez de buscar seu espaço no sistema mais fluido de jogo pregado pelo treinador. Diferente do que imagina-se, Brown não viu o episódio como um problema e crê que seja uma etapa natural do processo de adaptação do craque ao Sixers.
O técnico já admitiu que a inclusão de Butler ao time tem sido um desafio. “Não se coloca simplesmente um atleta como Jimmy na equipe e todos vão seguir jogando da mesma forma, com o mesmo estilo. Não é assim que funciona. Meu trabalho é construir uma equipe. Ben [Simmons], Joel [Embiid] e Jimmy podem realizar muita coisa em quadra, mas preciso fazer todos jogarem juntos”, contou.
O experiente all star deverá ser agente livre irrestrito ao fim da temporada e, nos bastidores da franquia, há dúvidas sobre mantê-lo em longo prazo pela postura instável mostrada nos últimos tempos. Ele já teve problemas de relacionamento com atletas e/ou treinadores nos dois outros times que defendeu na NBA, o que culminou em sua saída do Chicago Bulls e Minnesota Timberwolves.
Wojnarowski e Shelburne apuraram que, além da discussão em público com Brown, Butler já teve reuniões em separado com a comissão técnica do Sixers e o gerente-geral Elton Brand sobre seu descontentamento. Contratado em novembro, o ala-armador já disputou 21 jogos com o Sixers com médias de 18.7 pontos, 4.7 rebotes, 3.2 assistências e 1.9 roubos de bola.