Tudo apontava que o Denver Nuggets cairia do topo da conferência Oeste quando a equipe anunciou que ficaria desfalcada de três titulares nas próximas semanas. Mas Nikola Jokic não vem deixando a queda, que parecia inevitável, acontecer. O pivô conduziu o time a quatro vitórias em cinco partidas sem a trinca de jogadores com médias de 26.6 pontos, 12.8 rebotes, 6.0 assistências e 2.4 roubos de bola.
“Eu acho que Nikola está mostrando para todos, com nosso elenco tão desfalcado, que é um dos candidatos ao prêmio de MVP da temporada. E isso não somente do ponto de vista estatístico, mas pelo que ele vem fazendo em quadra, encontrando maneiras diferentes para nos conduzir aos triunfos a cada noite. Ele é um jogador especial”, exaltou o técnico Michael Malone, em entrevista nesta terça-feira.
Os comentários vieram após Jokic comandar a vitória do Nuggets contra o Dallas Mavericks anotando 32 pontos e 16 rebotes. Conhecido por ser um dos melhores pivôs passadores da NBA, ele assumiu a função de scorer e tentou 25 arremessos no duelo – sua maior quantidade na temporada. Nos últimos cinco jogos, o atleta de 23 anos acertou quase 55% de suas 91 tentativas de quadra.
“Nikola não está tentando fazer o jogo difícil. Ele simplesmente joga basquete, seja executando no garrafão, passando a bola para quebrar marcações duplas, pegando rebotes ou ditando o ritmo de jogo. Não há dúvidas de que ele é candidato a MVP. O que mais ele precisa fazer para ser um?”, indagou o armador Jamal Murray, o outro titular do Nuggets no início da temporada que segue saudável.
Para Jokic, a entrada na discussão para MVP seria um enorme salto em termos de status na NBA. Ele nunca foi eleito para um Jogo das Estrelas ou quinteto ideal da liga, embora fosse (amplamente) encarado como um injustiçado nesse sentido. O ala Torrey Craig, um dos “titulares provisórios” do Nuggets, crê que as atuações recentes do colega mostram uma realidade que já não dá para ignorar.
“As pessoas acham que Nikola é um bom jogador, mas realmente não entendem o quão valioso é para nosso time porque não se fala o bastante sobre seu basquete. Ele ainda está fora do radar, por mais absurdo que isso seja. Provou que é um all star esse ano e, definitivamente, deve estar na discussão para o prêmio de MVP”, cravou Craig, com a incisão de quem fala algo que acredita ser óbvio.