Os dias de J.R. Smith como jogador do Cleveland Cavaliers estão contados. A franquia anunciou nesta quarta-feira que o veterano foi oficialmente afastado do elenco e não jogará mais pelo time. De acordo com Shams Charania, do site The Athletic, ele vai manter a forma por conta própria enquanto dirigentes de Ohio e seus representantes trabalham para que seja trocado nas próximas semanas.
A decisão foi tomada após um pedido formal de troca e as declarações recentes do ala-armador, que acusou o Cavs de estar tankando. “Não acho que o objetivo seja vencer aqui, mas sim desenvolver jovens atletas e perder para conseguir uma boa escolha de draft. Esse sempre foi o plano, para mim. E, se não querem competir e vencer, não pretendo ser parte disso”, disparou o reserva.
Projeta-se que o Cavaliers tenha dificuldades para negociar Smith, pelo rendimento recente do jogador, mas possui um trunfo na estrutura contratual: esse vínculo é somente parcialmente garantido para a próxima temporada, tornando-se possível alívio salarial na offseason que vem. O atleta de 33 anos, até o momento, não se mostrou aberto à possibilidade de rescindir seu contrato.
Smith disputou 255 partidas pelo Cavaliers ao longo dos últimos quatro anos, que foram coroadas com um papel importante na conquista do título da NBA em 2016. Ele encerra a passagem por Cleveland com média de 10.3 pontos por noite, com pouco mais de 38% de aproveitamento nos arremessos de longa distância.