Aos 66 anos e desempregado desde 2017, quando foi demitido da universidade de Louisville após escândalo em que foi acusado de suborno de recrutadores, Rick Pitino demonstrou interesse em voltar para a NBA.
“Eu quero fazer parte de uma organização”, disse à ESPN. “Eu quero desenvolver jovens jogadores. Quero ser parte de um time. Eu sinto muita falta disso e estou usando esse tempo para realmente estudar a NBA. Se surgir uma oportunidade com uma equipe jovem, eu estarei muito interessado”.
Fora da NBA desde 2001, Pitino acredita que o desenvolvimento de jovens atletas será cada vez mais importante na liga. “A liga está ficando mais jovem e o desenvolvimento de jogadores está se tornando cada vez mais importante. Esse é o meu ponto forte, e eu acredito que posso ajudar uma organização a encontrar o rumo do sucesso”.
Ao longo de sua extensa carreira, o treinador acumula 647 vitórias e 392 derrotas no basquete universitário, onde foi campeão em duas ocasiões: em 1996 com a universidade de Kentucky e 2013, com Louisville (título que foi retirado pela NCAA após a acusação de suborno). Além disso, Pitino foi treinador do New York Knicks (1987-1989) e do Boston Celtics (1997-2001). Sua melhor campanha na NBA foi em 1989, quando comandando os Knicks, perdeu para o Chicago Bulls nas semifinais da conferência Leste.
Por Antonio Carlos Júnior