O Philadelphia 76ers começou a concretizar as expectativas que muitos analistas e torcedores tinham para o proclamado “processo”, voltando aos playoffs depois de cinco anos para avançar até as semifinais do Leste neste ano. No entanto, a equipe não está nem um pouco satisfeita ainda. O treinador Brett Brown, por exemplo, crê que o time possuía condições de ter ido muito mais longe já na última temporada.
“Nós sentimos que já poderíamos ter chegado às finais deste ano. Eu sei que essa é uma declaração forte, mas mantenho o que falei. Desde o começo da temporada, o nosso objetivo é alcançar a decisão do título. Sabemos que bastante coisa tem que acontecer e todos precisam estarem envolvidos para isso, mas essa é a meta. É o que queremos”, afirmou o técnico, em entrevista ao jornal Philly Voice.
Na prática, porém, o Sixers ficou longe do troféu Larry O’Brien: não venceu mais do que uma partida contra o Boston Celtics, que estava desfalcado de dois dos seus principais atletas e perderia a decisão da conferência para o Cleveland Cavaliers. O ex-jogador Elton Brand assumiu a gerência geral da franquia, até por isso, com o discurso de que o elenco não está pronto para atingir o trono do Leste.
“Eu ainda acho que precisamos de mais uma peça para competir por títulos. É claro que, se você perguntar para Joel [Embiid] ou Ben [Simmons], dirão que nós já temos o bastante para chegar lá. Eles não querem ouvir isso, mas a verdade é que precisamos de mais um reforço – e não temos que esperar a próxima agência livre para adicioná-la”, avaliou o ex-ala-pivô, em um programa da ESPN.
Além de um dos mais empolgantes núcleos de jovens talentos da liga, o 76ers terá flexibilidade para oferecer um contrato máximo para agentes livres disponíveis no mercado na próxima offseason. A possibilidade, no entanto, já existia neste ano e não conseguiu recrutar reforços de elite – como os especulados LeBron James e Paul George – para o time da Pensilvânia.