A pouco mais de um mês do início da temporada, o Phoenix Suns poderá iniciar 2018/19 desfalcado de seu jogador mais talentoso. O jovem Devin Booker vai se submeter a uma cirurgia na mão direita e ficará fora de ação por tempo indeterminado. A informação é do jornalista John Gambadoro, da Rádio 98.7 FM Arizona’s Sports Station.
A cirurgia será realizada nesta segunda-feira, em Los Angeles, e o ala-armador deverá perder boa parte do período de treinamentos, que se inicia no dia 25 de setembro. A lesão na mão direita já havia incomodado Booker na temporada passada, e fez o jogador perder os últimos 12 jogos disputados pelo Suns.
A notícia é um duro golpe na franquia do Arizona, que pretende voltar aos playoffs depois de oito anos de insucessos. Cestinha do Suns nas últimas duas temporadas, o camisa 1 é a grande esperança da equipe em retornar aos dias de glórias. Logo no começo da offseason, Booker assinou uma extensão contratual pelo valor máximo que tinha direito: US$158 milhões por cinco temporadas.
Há dez dias, Booker afirmou que está cansado de perder e que chegou a hora do time voltar a ser competitivo. Para 2018/19, a equipe de Phoenix terá um novo técnico – o sérvio Igor Kokoškov – e os reforços do pivô DeAndre Ayton, primeira escolha do draft deste ano, além dos veteranos Trevor Ariza e Ryan Anderson, e do jovem Mikal Bridges, décima escolha do último recrutamento.
O Suns ainda procura um armador para fechar o elenco. Os nomes de Patrick Beverley (Los Angeles Clippers), Cory Joseph (Indiana Pacers) e Spencer Dinwiddie (Brooklyn Nets) encabeçam a lista de interesses da franquia, que já tentou, sem sucesso, a contratação de um armador de elite como Damian Lillard (Portland Trail Blazers) e Kemba Walker (Charlotte Hornets).
Na última temporada, Booker angariou médias de 24.9 pontos (décimo maior pontuador da liga), 4.7 assistências e 4.5 rebotes, em 54 jogos disputados.