Os esforços do Los Angeles Lakers para adquirir o astro Kawhi Leonard tiveram (finalmente) avanço nesta quarta-feira. Segundo Adrian Wojnarowski e Ramona Shelburne, da ESPN, a equipe angelina retomou negociações com o San Antonio Spurs e as conversas evoluíram nas últimas horas. Múltiplas fontes descreveram que a recente interação entre os dois times foi “produtiva”.
O objetivo da franquia texana na última semana era tentar reparar a relação com o craque, que solicitou para ser negociado por sentir-se “traído” com a polêmica envolvendo sua lesão no quadríceps foi conduzida. Wojnarowski e Shelburne, no entanto, apuraram que o Spurs está disposto a fechar uma troca em caso de uma proposta irrecusável.
De acordo com Marc Stein, do jornal The New York Times, uma provável oferta do Lakers por Leonard estaria centrada nos jovens Brandon Ingram, Kyle Kuzma e Josh Hart, além de (no mínimo) uma seleção de primeira rodada de draft. O time californiano tenta trocas paralelas para conseguir mais escolhas de recrutamento e pode estar disposto a até “engolir” um contrato ruim da folha salarial do adversário para que o negócio seja fechado.
A notícia do avanço das negociações surge menos de 24 horas depois dos rumores de que existiria clima de pressão interna na equipe angelina para que a aquisição do astro seja acertada o mais rápido possível. A troca seria vista como movimento estratégico para os planos da franquia porque acredita-se que poderia também “selar” a chegada do ídolo LeBron James a Los Angeles.
Leonard é dono de um dos currículos mais brilhantes de um jogador de 26 anos na NBA atual. Entre suas façanhas, ele registra duas eleições para o quinteto ideal da temporada, dois prêmios de melhor defensor da liga e um título da NBA como MVP das finais (2014). Em 407 partidas disputadas na carreira – todas pelo Spurs –, o ala mantém médias de 16.3 pontos, 6.2 rebotes e 1.8 roubos de bola por jogo.