Campeão europeu de seleções, Igor Kokoškov é o novo técnico do Suns

Assistente do Utah Jazz, sérvio será primeiro treinador não nascido na América da Norte a comandar time da NBA

Fonte: Assistente do Utah Jazz, sérvio será primeiro treinador não nascido na América da Norte a comandar time da NBA

O Phoenix Suns escolheu seu novo técnico, na noite dessa quarta-feira. Depois de entrevistar vários postulantes ao cargo ao longo dos últimos dias, a direção da franquia do Arizona assinou com Igor Kokoškov, que trabalha há três anos como assistente técnico de Quin Snyder, no Utah Jazz. Segundo o repórter Adrian Wojnarowski, da ESPN, o contrato do técnico com o Suns será válido por três temporadas.

Continua após a publicidade

“Estamos empolgados em trazer Igor Kokoškov de volta ao estado do Arizona como treinador principal do Phoenix Suns. Igor foi pioneiro ao longo de sua carreira no basquete e traz uma experiência de alto nível para a nossa equipe. Ele foi um dos primeiros assistentes não-americanos nos níveis da NCAA e da NBA, e, em seu mais recente cargo de treinador, guiou a seleção da Eslovênia à conquista do EuroBasket de 2017, que foi o primeiro título europeu na história do país”, disse o gerente-geral do Suns, Ryan McDonough, em um comunicado publicado no site oficial da franquia.

Natural da Sérvia, Kokoškov, de 46 anos, é o primeiro treinador não nascido na América da Norte a dirigir um time da NBA. Ele será o 19º técnico da história do Suns, o oitavo desde a temporada 2007/08. O sérvio assumirá o cargo assim que o Jazz encerrar a sua participação nos playoffs.

Continua após a publicidade

O novo treinador é um velho conhecido do time de Phoenix, pois já trabalhou como assistente técnico na franquia, entre 2008 e 2013. Além de Jazz e Suns, Kokoškov foi auxiliar em outras quatro equipes da liga: Orlando Magic (2015), Cleveland Cavaliers (2013/14), Detroit Pistons (2003/08) e Los Angeles Clippers (2000/03).

No Arizona, o treinador terá a dura missão de comandar um jovem time, em processo de reconstrução, que vem de desempenhos ruins nas últimas três temporadas e deverá passar por uma reformulação profunda nos próximos meses. McDonough já revelou publicamente que a franquia planeja ser agressiva nas trocas e no período de agência livre.

Continua após a publicidade

Por ter feito a pior campanha da temporada (21 vitórias e 61 derrotas), o Suns é a equipe com a maior chance (25%) de angariar a primeira escolha do draft deste ano. O detalhe é que Kokoškov conhece bem o jovem prodígio esloveno Luka Dončić, considerado um dos melhores prospectos de 2018, o que pode influenciar a escolha da franquia no recrutamento.

Outros nomes que chegaram a ser entrevistados pela direção do Suns foram Mike Budenholzer (ex-Atlanta Hawks), David Fizdale (ex-Memphis Grizzlies), Steve Clifford (ex-Charlotte Hornets), Frank Vogel (ex-Orlando Magic), James Borrego (assistente no San Antonio Spurs) e Jay Triano, que foi o técnico interino do time de Phoenix em grande parte desta temporada. Além disso, Jason Kidd (ex-Milwaukee Bucks), David Blatt (ex-Cleveland Cavaliers) e Vinny Del Negro (ex-Los Angeles Clippers) chegaram a ter conversas informais com os executivos da franquia.

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários