Mike Budenholzer não é mais técnico do Atlanta Hawks. Franquia e treinador acertaram a rescisão de contrato nessa quarta-feira, depois de encontro que reuniu o gerente-geral Travis Schlenk e o dono da equipe, Tony Ressler. O acordo marca o fim de uma passagem de cinco temporadas do profissional pelo comando técnico do Hawks.
A liberação recente para que Budenholzer fosse entrevistado por times interessados, como Phoenix Suns e New York Knicks, foi um sinal de que a parceria estava mesmo chegando ao fim.
“Sou grato pelos cinco anos que passei como treinador do Atlanta Hawks e vou sempre valorizar as incríveis contribuições, o comprometimento e as conquistas dos jogadores com os quais tive a sorte de trabalhar. Vou olhar para trás com grande orgulho pelo que conseguimos alcançar em conjunto com o Hawks”, afirmou Budenholzer, ganhador do prêmio de técnico do ano, em 2015.
Contratado em 2013, Budenholzer deixa o comando do Hawks com um retrospecto de 213 vitórias e 197 derrotas. Considerado um dos melhores estrategistas da NBA, ele chegou aos playoffs em quatro de suas cinco temporadas disputadas, incluindo uma final da conferência Leste (2015). Como assistente do San Antonio Spurs, ele ganhou quatro títulos da NBA.
O treinador, de 48 anos, tinha contrato com a franquia de Atlanta, no valor de US$14 milhões, válido até 2020. De acordo com o repórter Marc Berman, do jornal New York Post, Budenholzer estava insatisfeito com a perda de autonomia interna e com o processo de reconstrução de elenco. Além disso, a franquia não queria pagar o alto salário do treinador neste período de reformulação.
Ainda segundo a publicação, Budenholzer tem interesse em assumir o comando do Knicks, equipe que o entrevistou no último domingo. “Nova Iorque é a primeira opção de Mike. Se eles oferecerem o cargo, ele dirá sim – até porque quer morar lá”, revelou uma fonte influente nos bastidores da NBA, em declaração ao New York Post.
Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, o Hawks pretende contratar um jovem treinador em ascensão para evoluir com a reconstrução do time. Os assistentes Stephen Silas (Charlotte Hornets), Nate Tibbetts e David Vanterpool (Portland Trail Blazers) e Ime Udoka e James Borrego (San Antonio Spurs) estão na mira da equipe de Atlanta para o cargo.
Vale lembrar que o Hawks terá três escolhas de primeira rodada no Draft deste ano – a própria (TOP 7) e aquelas que foram angariadas em negociações com Minnesota Timberwolves (#19) e Houston Rockets (#30), além de uma pick de segunda rodada (#33).