Steve Kerr polemiza ao deixar atletas do Warriors conduzirem tempos técnicos

Técnico foi acusado de desrespeito ao Phoenix Suns por dar autonomia “incomum” a jogadores

Fonte: Técnico foi acusado de desrespeito ao Phoenix Suns por dar autonomia “incomum” a jogadores

Steve Kerr surpreendeu os jogadores do Golden State Warriors e a comunidade da NBA com uma prática inédita nesta segunda-feira. O técnico resolveu passar a responsabilidade de comandar a equipe durante a vitória sobre o Phoenix Suns para os próprios comandados, entregando-lhes a prancheta e decidindo ficar sem dar orientações nos tempos. Os atletas responderam o voto de confiança à altura, vencendo a partida por 46 pontos de diferença

“Esse time é dos jogadores e eles precisam se responsabilizar, pois determinam o próprio destino. O trabalho dos treinadores não é controlá-los, mas só guiá-los na direção certa. Não acho que eles estavam focados no último mês e essa resolução foi uma tentativa de ‘motivá-los’. Esses caras estão cansados de ouvir minha voz, então pensamos que era o momento de fazer algo mais inventivo”, explicou o ex-armador, em entrevista depois do jogo.

A atitude pouco usual trouxe reações diversas e polêmicas ao redor da liga. O ala Jared Dudley, do Suns, definiu a postura “desrespeito justificado” por parte dos oponentes. “Isso mostra falta de respeito pelo adversário e, no momento, talvez nós não mereçamos o respeito mesmo. Quando você é derrotado por 40 pontos múltiplas vezes, times não vão respeitá-los e isso é algo que precisamos mudar”, refletiu o veterano.

Publicidade

O treinador do Suns, Jay Triano, viu a situação com naturalidade e não acredita ter havido qualquer tipo de falta do respeito do amigo para com sua equipe. “É preciso fazer o que for necessário para fortalecer o seu elenco. Se Steve acha que isso vai ajudá-los, eu tiro meu chapéu para ele. Não tenho nenhum problema com isso. Eu até notei que eles estavam jogando melhor que de costume depois dos tempos técnicos hoje”, brincou o adversário.

A abordagem incomum foi recebida, de uma forma geral, positivamente entre os técnicos da NBA – que, logicamente, foram questionados sobre o assunto nesta terça-feira. Os atletas do Warriors admitiram não terem se sentido totalmente confortáveis na posição, mas aprovaram a decisão do comandante. “Nós temos tantos jogadores inteligentes nesse elenco que todos realmente utilizaram essa oportunidade para tentar coisas novas”, contou o ala Omri Casspi.

Publicidade

E, para quem não gostou, Kerr já adianta: ele pretende implementar o expediente mais vezes. “Fui lembrado hoje de como vivemos em um mundo louco, onde todos querem julgar e criticar uns aos outros. Eu não acho que seja uma abordagem para uso constante, mas é um bom exercício para evitar a monotonia. É preciso fazer de tudo para deixar as coisas o mais leve possíveis após sete, oito meses de trabalho. Então, se puder usar mais vezes, vamos pensar nisso”, garantiu o atual campeão da NBA.

Últimas Notícias

Comentários