“Maior Laker da história”, Kobe tem camisas aposentadas pela franquia

Ídolo angelino torna-se primeiro atleta a ter dois números retirados por um mesmo time

Fonte: Ídolo angelino torna-se primeiro atleta a ter dois números retirados por um mesmo time

“Nós estamos aqui para celebrar o maior jogador que já vestiu o uniforme roxo e dourado”. Foi assim que a lenda Magic Johnson, atual presidente de operações do Los Angeles Lakers, apresentou o grande astro da noite desta segunda-feira no Staples Center. O ídolo Kobe Bryant teve suas camisas (#8 e #24) aposentadas no intervalo da partida do time contra o Golden State Warriors, em cerimônia que teve de Shaquille O’Neal a Bill Russell entre os convidados especiais.

Continua após a publicidade

“Por duas décadas, Kobe empolgou e impressionou a todos fazendo-nos questionar: ‘o que acabamos de testemunhar?’. E ele nos deu cinco títulos da NBA. Nós somos tão abençoados por termos tido esse homem vestindo a camisa roxa e dourada por 20 anos, trabalhando por excelência e com uma altíssima vontade de vencer. Hoje, temos o prazer de colocar não somente uma, mas seus dois números lá em cima”, afirmou Magic, que fez um dos dois discursos de apresentação da homenagem.

Kobe tornou-se o primeiro atleta da história da NBA a ter duas camisas retiradas por uma mesma equipe. Com o uniforme #8, o ex-ala-armador conquistou três títulos da liga, foi eleito para oito Jogos das Estrelas e quatro quintetos ideais da liga e defensivos. Depois, vestindo a #24, ele ganhou dois anéis de campeão, um prêmio de MVP da liga, foi escolhido para outros dez Jogos das Estrelas e sete times ideais da temporada.

Continua após a publicidade

“Nós estamos aposentando seus dois números porque, se separássemos os feitos de ambos, os dois estariam no Hall da Fama. Muito obrigado por ter permanecido leal ao roxo e dourado e ser um Laker para toda a vida, mesmo quando seria mais fácil ir embora. Nós pedimos sua vontade e luta, você nos deu o seu coração. Você deixou sua marca nessa franquia e o seu legado é maior do que o basquete”, disse a dona da franquia, Jeanie Buss, lutando contra as lágrimas.

Continua após a publicidade

Com as duas camisas de Kobe, o Lakers passa a ter 11 números retirados no ponto mais alto do Staples Center – além da flâmula do microfone de ouro, homenagem ao histórico locutor Chick Hearn. Kobe realizou seu discurso de agradecimento após a revelação dos uniformes aposentados e, em pouco mais de quatro minutos, foi relativamente sucinto ao citar todos que apoiaram sua carreira – com um maior tempo e destaque para a esposa, Vanessa, e suas três filhas.

“Obrigado, mas tudo isso não é sobre minhas camisas. É sobre aquelas que estão lá há mais tempo. Essas lendas inspiraram-me a jogar em alto nível e não estaria aqui sem eles. É sobre uma organização que acreditou em mim, naquele garoto magrelo saindo do draft. E é sobre a nova geração, sobre o nosso elenco atual personificar o espírito dessas camisas e carregar a franquia para que os próximos 20 anos sejam melhores do que os anteriores”, acrescentou o futuro membro do Hall da Fama.

Continua após a publicidade

Kobe ainda agradeceu os fãs e ressaltou o papel deles moldando sua já lendária ética de trabalho e mentalidade. “Essa homenagem também é sobre os torcedores. Não acho que vocês entendam o quão presentes estiveram em minha carreira. Lá estavam às cinco da manhã quando saia para correr. Estava no meio do treino e não sabia se conseguiria chegar ao fim, então eu pensava nas expectativas que tinham para mim e para nosso time. Isso me fazia ir além”, contou o craque.

O ídolo angelino deixa uma série de marcas históricas no Lakers. Ele é o jogador que mais fez jogos (1.346), disputou minutos (48.637), acertou arremessos de quadra (11.719), converteu tiros de longa distância (1.827), roubos bolas (1.944) e anotou pontos (33.643) na história da organização. Ainda é o terceiro maior reboteiro (7.047), quinto atleta com mais tocos (640) e segundo maior assistente (6.306) do time em todos os tempos.

Continua após a publicidade

No encerramento de seu discurso, Magic Johnson resumiu o sentimento da torcida do Lakers e fãs de Kobe ao redor do planeta com uma frase simples. “Eu espero que vocês tenham gravado suas partidas, pois nunca haverá outro Kobe Bryant”, sentenciou.

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários