Titular em quase toda a carreira, Joakim Noah deverá brigar por tempo de quadra no New York Knicks em 2017-18. Contratado pela equipe no ano passado, Noah está no fim do cumprimento de uma suspensão imposta pela NBA, por violar o programa anti drogas da liga e estará disponível para atuar já na próxima segunda-feira, diante do Cleveland Cavaliers. No entanto, a boa fase da equipe pode dificultar sua situação.
De acordo com o jornalista Steve Popper, do site North Jersey, o técnico Jeff Hornacek está contente com a sua atual rotação no garrafão, com Enes Kanter no quinteto inicial. Além deles, o treinador conta com Kyle O’Quinn e Willy Hernangomez.
“Nós vamos ter que descobrir como vamos utilizá-lo”, disse Hornacek. “Se todos os quatro pivôs estiverem lá, vamos ter uma situação onde nós precisaremos dar uma olhada se nós podemos mantê-los. Já está sendo difícil encontrar minutos para Willy [Hernangomez]. Mas Joakim Noah está trabalhando muito duro nos treinamentos. Ele está fazendo um grande trabalho. Então nós vamos tentar fazer algo para que ele entre em quadra em algum momento”.
Noah foi suspenso por 20 partidas, ainda na temporada passada. Ele cumpriu os oito primeiros jogos em 2016-17 e resta apenas um na atual campanha. Apesar disso, Hornacek elogiou o empenho de seu atleta, de 32 anos.
“Eu acho que ele está treinando bem. Pelo que ele nos dá, a energia, a defesa, tudo aquilo que nós sabíamos que podemos tirar dele. Ele está voltando com um grande empenho. Nós sabíamos que ele iria perder muitos jogos. Ele trabalha duro após os treinos. Ele está pronto se for chamado para jogar”.
Eleito o melhor defensor da temporada 2013-14, ainda pelo Chicago Bulls, Noah obteve médias de 5.0 pontos, 8.8 rebotes e 2.2 assistências em cerca de 22 minutos em 2016-17.