Após a renovação tão comentada na ultima semana, mais detalhes surgiram sobre o novo contrato de Joel Embiid com o Philadelphia 76ers. Muito se especulou sobre cláusulas de proteção, afinal o pivô conseguiu jogar pouco devido ao excesso de lesões. Porém, novas notícias dão conta de que o contrato no valor de US$148 milhões é essencialmente garantido, a menos que Embiid sofra uma lesão catastrófica.
Em cada uma das quatro temporadas de extensão, o Sixers pode dispensar Embiid caso o pivô sofra uma contusão em que o jogador perca 25 jogos de temporada regular ou jogue menos de 1.650 minutos. Isso não quer dizer que Embiid será demitido se isso vir a acontecer, é uma opção da equipe acordada com o jogador.
Também existem dois pontos importantes no contrato. Primeiro, a cláusula vale apenas para lesões no pé ou nas costas, o Sixers não pode cancelar o contrato se ele sofrer uma lesão diferente dessas. O outro é que se o atleta desempenhar 1.650 minutos em três temporadas seguidas, a equipe da Philadelphia também perde o direito de finalizar o acordo.
Embiid perdeu as suas duas primeiras temporadas na liga por lesões, mas no ano passado o pivô impressionou pela sua enorme qualidade nas 31 partidas que disputou, com médias de 20.2 pontos, 7.8 rebotes e 2.1 assistências. Após seu grande desempenho o atleta acabou se lesionando e perdeu o restante da temporada. Com a sua extensão anunciada, Embiid agora é o sétimo jogador mais bem pago da liga.