A Espanha passa por uma crise política conturbada; emana de parte do povo da Catalunha um sentimento nacionalista, que tem por objetivo a declaração de independência da região em relação ao Estado espanhol. Esse movimento é representado por um sistema institucional politicamente organizado denominado Generalitat, que convocou um plebiscito, a fim de saber se o povo concorda ou não com a separação do país e a instauração de uma república.
Ocorre que o plebiscito foi convocado de forma unilateral, isto é, sem a aprovação do governo e da justiça espanhola, com sede em Madri. Segundo a legislação do país, que estabelece como princípio a “soberania nacional sobre o povo espanhol”, a convocação somente poderia acontecer por iniciativa do rei e com autorização do Poder Legislativo (a Espanha adota o sistema político de monarquia parlamentar). Inclusive a União Europeia se pronunciou sobre o assunto, afirmando que só reconhecerá o plebiscito se realizado dentro dos padrões de legalidade.
Mesmo diante deste cenário, o povo catalão foi às urnas, alegando que se trata de uma manifestação democrática. Por sua vez, o governo espanhol enviou tropas policiais e prendeu vários dirigentes políticos que estavam no comando da organização do plebiscito. Assim, o caos está instalado. Há confronto e protestos entre civis e autoridades.
Considerando o envolvimento cada vez mais comum de atletas nas questões políticas, os irmãos Pau e Marc Gasol, nascidos em Barcelona (região da Catalunha), não pouparam o governo espanhol de críticas em relação aos acontecimentos recentes. Ambos se manifestaram através de suas contas no twitter para criticar os atos de violência.
A esto hemos tenido que llegar? Era la violencia necesaria? #NoALaViolència #SiAlDiàleg #StopViolence #Dialogue #NoAlaViolencia #SiAlDiálogo
— Pau Gasol (@paugasol) October 1, 2017
Sentit comú i humanitat x sobre d tot.No es pot ser tractat amb violència per voler manisfestar una voluntat pacificament
Publicidade— Marc Gasol (@MarcGasol) October 1, 2017
“A que ponto chegamos? A violência era necessária?”, publicou Pau Gasol, que introduziu as hashtags “não à violência” e “sim ao diálogo”. Já o irmão mais novo, Marc, criticou o senso de humanidade e publicou que “ninguém pode ser tratado com violência por se manifestar pacificamente”.
Os atuais jogadores de San Antonio Spurs e Memphis Grizzlies possuem uma história de sucesso diante da seleção espanhola. Destaque para 2006, quando fizeram parte do elenco campeão mundial. Além disso, venceram várias vezes o torneio da Europa pela Espanha.