NBA aprova reforma na loteria do draft para “frear” tank

Mudanças para coibir descanso de atletas saudáveis na temporada também passa em votação

Fonte: Mudanças para coibir descanso de atletas saudáveis na temporada também passa em votação

Continua após a publicidade

O draft da NBA passará por mudanças importantes em 2019. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o comitê de donos de franquias da liga aprovou reforma na loteria do recrutamento na tentativa de evitar que times percam intencionalmente por melhores escolhas. Pelo novo sistema, as três equipes de piores campanhas da temporada terão chances iguais de ganharem a primeira seleção geral.

Além de igualar as probabilidades no topo do recrutamento, o novo sistema diminui sensivelmente a diferença percentual de todos os times na loteria em comparação ao formato anterior. A reforma, fortemente defendida pelo comissário Adam Silver, foi aprovada por 28 das 30 franquias: o Oklahoma City Thunder votou contra as alterações, enquanto o Dallas Mavericks absteve-se.  

Continua após a publicidade

“A reforma da loteria é importante porque existe uma percepção crescente de que o melhor caminho para reconstruir as equipes é brigar pelo pior recorde possível. Não concordo necessariamente que essa seja a principal estratégia para formar grandes elencos, mas tornou-se uma tendência na NBA”, justificou Silver, em declaração recente à reportagem da ESPN.

Continua após a publicidade

Outra medida aprovada pelo comitê dos mandatários foi um novo regulamento para descanso de jogadores saudáveis. Silver ganhará mais autonomia para multar os times – agora, no mínimo, em US$100 mil por ocorrência – que retirarem atletas em condições de jogo de partidas televisionadas ou até em jogos regulares, ao serem identificadas circunstâncias incomuns.

“Eu acho que todos os donos entenderam quando discutimos que o problema está nos detalhes. Mas meu palpite é que, uma vez que vermos essas mudanças em vigência, debates adicionais tendem a surgir para ajustarmos”, disse o comissário, sugerindo que as regras sobre o assunto podem ser revisadas e ainda mais enrijecidas nas próximas temporadas.

Continua após a publicidade

Últimas Notícias

Comentários