Previsão da temporada – Golden State Warriors

Atual campeão manteve a base e segue como o time a ser batido

Fonte: Atual campeão manteve a base e segue como o time a ser batido

Golden State Warriors

Campanha em 2016-17: 67-15, 1° na conferência Oeste
Playoffs: campeão após bater o Cleveland Cavaliers em cinco jogos
Técnico: Steve Kerr (quarta temporada)
GM: Bob Myers (sexta temporada)
Destaques: Kevin Durant, Stephen Curry, Klay Thompson e Draymond Green
Time-base: Stephen Curry – Klay Thompson – Kevin Durant – Draymond Green – Zaza Pachulia

Publicidade

Elenco

30- Stephen Curry, armador
34- Shaun Livingston, armador
11- Klay Thompson, ala-armador
0- Patrick McCaw, ala-armador
6- Nick Young, ala-armador/ala
9- Andre Iguodala, ala-armador/ala
35- Kevin Durant, ala
18- Omri Casspi, ala
23- Draymond Green, ala-pivô
5- Kevon Looney, ala-pivô
2- Jordan Bell, ala-pivô
3- David West, ala-pivô
27- Zaza Pachulia, pivô
1- JaVale McGee, pivô
25- Chris Boucher, pivô
15- Damian Jones, pivô

Publicidade

Quem chegou: Nick Young, Omri Casspi, Jordan Bell (draft)

Quem saiu: Ian Clark, Matt Barnes, James Michael McAdoo

Revisão

Depois de se reforçar com o melhor agente livre disponível, o ala Kevin Durant, o Warriors conseguiu montar um verdadeiro esquadrão, com quatro All-Stars em seu elenco, com os últimos dois MVPs da liga. Uma equipe que já era forte ficou assustadora. Era o time a ser batido. O time mais odiado. E o grande favorito ao título.

Publicidade

E aconteceu o que todo mundo esperava: a equipe de Oakland foi campeã pela segunda vez em três anos. Pela terceira vez seguida, o Warriors fez a melhor campanha da temporada regular. O retrospecto do time nos últimos três anos (207 vitórias e 39 derrotas) superou o do Chicago Bulls do segundo tricampeonato – 1996, 1997 e 1998 (203 vitórias e 43 derrotas). E nos playoffs, o Warriors foi arrasador, com apenas uma derrota em 17 jogos.

Os números mostram claramente que o time californiano sobrou na última temporada. O Warriors foi o líder em: eficiência ofensiva (115.6 pontos anotados por 100 posses de bola), média de pontos (115.9), assistências (30.4), tocos (6.8), roubadas de bola (9.6) e aproveitamento nos arremessos de quadra (49.5%), e o segundo em eficiência defensiva (104.0 pontos sofridos por 100 posses de bola). Nada mal, hein?

Publicidade

O perímetro

Alguém discorda que o Warriors tenha o melhor perímetro da NBA na atualidade e, talvez, um dos mais talentosos de todos os tempos? Curry, Thompson e Durant são excepcionais armas ofensivas e têm a capacidade de pontuar de qualquer canto da quadra. Com o trio estelar, a equipe de Oakland tem tudo para repetir a marca de melhor ataque da liga. Curry, aliás, assinou uma extensão contratual de cinco anos no valor de US$201 milhões.

Publicidade

Os veteranos Shaun Livingston e Andre Iguodala formam uma das melhores duplas de reservas da NBA. Eles são peças fundamentais na rotação, especialmente no papel de trazer consistência defensiva ao perímetro da equipe. Para a temporada 2017/18, o Warriors reforçou o banco de reservas com dois jogadores que contribuem ofensivamente no perímetro: Nick Young e Omri Casspi. O jovem Patrick McCaw, que não decepcionou em seu ano de estreia na liga, deverá ganhar mais minutos em quadra nesta temporada.

Publicidade

O garrafão

Mais uma vez, o garrafão titular do Warriors será formado pela dupla Draymond Green e Zaza Pachulia. Ganhador do prêmio de melhor defensor de 2016/17, Green é um marcador versátil, que contribui de várias formas, seja na marcação individual ou na defesa de ajuda. E ele faz tudo isso com propriedade no perímetro e no garrafão. De quebra, o ala-pivô ainda distribui o jogo e converte arremessos de longa distância. Já o limitado pivô georgiano é útil porque faz o “trabalho sujo” no garrafão.

Publicidade

Para o banco, o veterano David West e o atabalhoado JaVale McGee foram mantidos, assim como Kevon Looney e Damian Jones. Os dois primeiros deverão ter mais minutos na rotação que os jovens. O único reforço para o garrafão veio do draft. O Warriors adquiriu uma escolha de segunda rodada junto ao Chicago Bulls e selecionou o promissor ala-pivô Jordan Bell, um versátil defensor que promete emular o papel de Green nesse lado da quadra.

Análise geral

O melhor elenco da NBA está ainda mais forte. Com o núcleo de estrelas mantido, o Warriors tem tudo para continuar no topo em 2017/18. A equipe californiana deve fazer a melhor campanha da temporada regular pelo quarto ano seguido e é a grande favorita para o título, que seria o terceiro em quatro anos.

Publicidade

Sim, alguns times da conferência Oeste trouxeram grandes reforços para a temporada, como Houston Rockets, Oklahoma City Thunder e Minnesota Timberwolves. Sim, o San Antonio Spurs sempre precisa ser respeitado. Mas cá entre nós, nenhuma dessas equipes faz frente a um Warriors completo e saudável. A formação mais baixa com Curry, Thompson, Iguodala, Durant e Green é simplesmente letal. Dos dois lados da quadra.

Para desespero, raiva e tantos outros sentimentos dos rivais, a equipe de Oakland, que já está marcando época, pode quebrar mais e mais recordes nesta temporada. Quem sabe a marca de 73 vitórias na temporada regular (do próprio Warriors) não caia por terra? Quem sabe o recorde do Los Angeles Lakers, que obteve mais de 60 vitórias por quatro anos seguidos (1985-1988), não seja igualado? Alguém duvida?

Publicidade

São três finais seguidas e dois títulos. Inegavelmente, uma dinastia está começando a ganhar forma. O céu é o limite para este super time.

Previsão: 1° lugar na conferência Oeste

Últimas Notícias

Comentários