Eslovênia 93 x 85 Sérvia
A Eslovênia, país de pouco mais de dois milhões de habitantes, alcançou um feito histórico neste domingo, em Istambul. Na inédita decisão do EuroBasket marcada pelo duelo entre duas ex-repúblicas da Iugoslávia, a seleção liderada por Goran Dragic bateu a Sérvia por 93 a 85 e conquistou a competição pela primeira vez, e de forma invicta.
O armador do Miami Heat foi destaque e cestinha da final, com 35 pontos. O detalhe é que 20 deles foram anotados no segundo período da partida. Ao final da decisão, ele foi escolhido o jogador mais valioso (MVP) do torneio.
Além de Dragic, a Eslovênia teve o jovem Luka Doncic, de apenas 18 anos, como integrante do quinteto ideal do EuroBasket. Completaram o time os alas-armadores Alexey Shved (Rússia) e Bogdan Bogdanovic (Sérvia), e o veterano ala-pivô Pau Gasol (Espanha).
O jogo
Dragic carregou a Eslovênia nas costas, na primeira metade do confronto, ao anotar 26 dos 56 pontos da seleção. A Sérvia simplesmente não conseguia neutralizar as ações ofensivas do camisa 3 adversário. Os eslovenos foram para o intervalo com uma vantagem de nove pontos: 56 a 47.
No segundo tempo, a Sérvia reagiu e chegou até a virar o placar após a ida de Dragic para o banco e a lesão de Doncic, na metade do terceiro quarto. O ala-armador torceu o tornozelo esquerdo na disputa por um rebote e deixou a quadra mancando bastante.
No quarto final, as duas equipes se alternaram na liderança. Quando restavam pouco menos de quatro minutos para o fim, o técnico Igor Kokoskov foi corajoso e tirou de quadra um esgotado Dragic. O destaque esloveno errou quase tudo no último período e assistiu do banco o final da partida.
Sem Dragic e Doncic nos momentos derradeiros, os coadjuvantes da Eslovênia entraram em cena. O ala Klemen Prepelic chamou a responsabilidade no ataque e foi o segundo maior pontuador da equipe no jogo (21 pontos). Já a dupla de garrafão formada por Anthony Randolph e Gasper Vidmar foi impecável na proteção do aro esloveno, tanto que, nos últimos três minutos e meio, a Sérvia anotou apenas três pontos.
Doncic foi carregado pelos companheiros na volta à quadra para a cerimônia de premiação. No pódio, irmão mais novo do MVP do torneio, Zoran Dragic, que não disputou o EuroBasket por motivo de lesão, também festejou o título com os companheiros.
Eslovênia
Goran Dragic: 35 pontos, sete rebotes, três assistências, três bolas de três pontos convertidas, 12-22 nos arremessos de quadra; 29 minutos em quadra
Klemen Prepelic: 21 pontos, quatro rebotes, três assistências e quatro bolas de três pontos convertidas
Anthony Randolph: 11 pontos, quatro rebotes e três tocos
Luka Doncic: oito pontos e sete rebotes; 22 minutos em quadra
Sérvia
Bogdan Bogdanovic: 22 pontos, quatro rebotes, cinco assistências e 9-21 nos arremessos de quadra
Milan Macvan: 18 pontos e cinco rebotes