A “novela” sobre a renovação contratual de Nerlens Noel e o Dallas Mavericks terminou na tarde deste sábado. Pelo menos, por enquanto. De acordo com Chris Haynes, da ESPN, o jovem pivô resolveu assinar a oferta qualificatória de US$4.1 milhões existente em seu atual vínculo e vai continuar na equipe texana até julho do ano que vem. A informação foi confirmada pelo dono do time, Mark Cuban.
A decisão permitirá que o atleta de 23 anos volte a testar o mercado na próxima offseason, mas na condição de agente livre irrestrito e “livre” para negociar com quaisquer outras franquias da NBA. Por regras da liga, com o exercício da oferta qualificatória, ele passa a conter uma (rara) cláusula de veto para trocas, tendo controle sobre sua permanência no Mavs na próxima temporada.
A assinatura do termo coloca fim a uma complicada negociação travada entre as partes desde o começo da agência livre. Segundo Steve Kyler, do site Basketball Insiders, Noel recusou uma proposta de US$70 milhões por quatro temporadas do Mavericks na aposta de que conseguiria um contrato máximo – algo que nunca aconteceu e levou-o a trocar de empresário nesta semana.
O ano extra dará chances para que dirigentes e comissão técnica de Dallas tenham mais oportunidades de observar o pivô, que foi adquirido em fevereiro e disputou apenas 22 partidas até o momento pelos texanos – sendo só 12 deles como titular. Além do pouco tempo no novo time, ele também já possui um histórico complicado de lesões em sua curta carreira.
Noel foi selecionado na sexta posição do draft de 2013, pelo Philadelphia 76ers, equipe em que disputou seus primeiros anos no basquete profissional. Provável titular absoluto do Mavericks na temporada que vem, o ex-atleta da Universidade de Kentucky acumula médias de 10.0 pontos, 7.5 rebotes, 1.5 tocos e 1.6 roubos de bola em 193 jogos disputados na NBA.