Brasil joga mal e sofre para bater Colômbia na estreia da Copa América

Ala Léo Meindl foi o destaque brasileiro na partida

Fonte: Ala Léo Meindl foi o destaque brasileiro na partida

Foi no sufoco, e contra uma seleção inexpressiva do basquete continental. O Brasil suou bastante para estrear com vitória na Copa América, na noite dessa sexta-feira. Liderada pelo ala Léo Meindl, a seleção brasileira bateu a anfitriã Colômbia por 76 a 74 e evitou um vexame histórico em Medellín.

O Brasil sofreu durante toda a partida, muito em parte graças ao nervosismo de estreia, típico em uma equipe recheada de jogadores e comissão técnica com pouca experiência em competições internacionais. O time treinado por Cesar Guidetti teve dificuldades para marcar um adversário que usou e abusou da velocidade.

Publicidade

No primeiro tempo, a seleção canarinho acertou apenas uma bola de três pontos em 11 tentativas e permitiu que a Colômbia angariasse dez rebotes ofensivos. O ala Bruno Caboclo raramente era envolvido nas ações ofensivas, e desperdiçou algumas bolas de maneira inexplicável. O Brasil foi para o intervalo vencendo por 36 a 33.

No segundo tempo, as equipes diminuíram o ritmo, mas o jogo continuou equilibrado. O Brasil seguia errando muito – seja na cobertura defensiva, na péssima seleção de chutes ou na movimentação de bola. A seleção teve problemas quando o armador Fúlvio ia para o banco de reservas. Os jovens Georginho e Davi Rossetto não são tão criativos quanto o veterano do Vasco e o ataque brasileiro ficava estagnado.

Publicidade

Pelo menos quanto aos rebotes e ao aproveitamento nas bolas de três pontos, a seleção canarinho melhorou na segunda etapa da partida. Nos minutos finais, o jovem Léo Meindl chamou a responsabilidade e conduziu o Brasil a uma vitória sofrida, obtida somente nos últimos segundos.

Neste sábado, a seleção brasileira enfrenta o México, que venceu Porto Rico na estreia (69 a 66). A partida, importante para definir qual time ficará em melhores condições de passar à segunda fase – lembrando que apenas o campeão do grupo se classifica, terá início às 19h30 (horário de Brasília) e transmissão do Esporte Interativo.

Publicidade

O que disseram os brasileiros ao final da partida

“Fizemos um bom jogo, é verdade que cometemos alguns erros, mas jogar com um ginásio lotado não é uma coisa fácil. Agora, o César Guidetti e a nossa comissão técnica irão corrigir as falhas que tivemos nesta estreia para nos mantermos fortes para a sequência da Copa América”, afirmou Léo Meindl, destaque do jogo.

Publicidade

“Sabíamos que seria um jogo duro, como ocorreu, mas nos preparamos para isso, ou seja, viemos prontos superar as adversidades que teríamos pela frente e vencer na estreia”, disse o técnico Cesar Guidetti.

Números do Brasil contra a Colômbia

17 desperdícios de bola
43 rebotes (33 defensivos e dez ofensivos)
18 assistências
41.8% de aproveitamento nos arremessos de quadra (23-55)
32% de aproveitamento nas bolas de três pontos (8-25)
78.6% de aproveitamento nos lances livres (22-28)

Publicidade

Brasil
Léo Meindl: 19 pontos e sete rebotes; 23 minutos
Fúlvio: 14 pontos e seis assistências; 29 minutos
Bruno Caboclo: 11 pontos e 11 rebotes; 37 minutos
Rafael Mineiro: 11 pontos e quatro rebotes; 31 minutos

Colômbia
Juan Tello Palacios: 17 pontos e nove rebotes
Brian Angola-Rodas: 12 pontos e 11 rebotes
Tonny Trocha-Morelos: 12 pontos

Últimas Notícias

Comentários