https://www.youtube.com/watch?v=doTaUgJpgjI
O atual campeão Golden State Warriors conseguiu assegurar a permanência de mais um jogador fundamental na conquista de dois títulos da NBA nas últimas três temporadas. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o ala Andre Iguodala fechou a renovação de seu contrato com a franquia californiana pelos próximos três anos. Ele receberá US$48 milhões, totalmente garantidos, em salários no período.
O ala de 33 anos encontrou-se com duas equipes nas primeiras horas da agência livre, Sacramento Kings e Houston Rockets, e cancelou as reuniões com outros seis times após o encontro com a direção texana. Acredita-se que ele tenha levado uma proposta contratual do concorrente para que os atuais campeões cobrissem e garantissem sua permanência – o que aconteceu neste sábado.
Sources close to Andre Iguodala reporting agreed to terms to return to the bay….
— andre (@andre) July 2, 2017
O acordo foi selado em uma reunião com o gerente-geral Bob Myers e o treinador Steve Kerr, em Los Angeles. Para Iguodala, a conversa com concorrentes rendeu considerável ganho financeiro e poder nas negociações: segundo Tim Kawakami, do jornal The San Jose Mercury News, a oferta inicial do Warriors era assegurada em somente US$24 milhões por duas temporadas.
Essa é a terceira transação finalizada pelo Warriors desde o início da agência livre para garantir a permanência da base campeã da NBA. O time já havia fechado as renovações com Stephen Curry e Shaun Livingston anteriormente. A próxima missão será sacramentar o novo vínculo do astro Kevin Durant, que vai aceitar salário abaixo do que poderia para viabilizar os outros negócios.
Iguodala chegou ao Warriors em 2013 e, dois anos depois, foi eleito MVP das finais do primeiro título da liga conquistado pela franquia em quatro décadas. Em 218 partidas disputadas pelo time de Oakland em temporadas regulares, o experiente reserva acumulou médias de 7.9 pontos, 4.0 rebotes e 3.5 assistências em pouco menos de 29 minutos de ação por jogo.