O Los Angeles Lakers tem um aliado de peso no desenvolvimento de seus pivôs: o lendário Kareem Abdul-Jabbar é um dos consultores especiais do time e sempre chamado para auxiliar os treinos específicos dos atletas da posição. O membro do Hall da Fama trabalhou com vários jogadores recentes da franquia, mas lamenta, especialmente, o insucesso com um deles: Andrew Bynum.
“Andrew não queria trabalhar e aprimorar seu jogo – só ficava ali em quadra, meio que no automático. Eu não acho que ele tinha interesse em jogar basquete. Não acho que gostasse do esporte. Simplesmente não estava interessado em ser um jogador melhor”, lamentou o ex-pivô e maior pontuador da história da NBA, em entrevista recente ao site Lakers Nation.
A opinião de Kareem encontra apoio em uma série de pessoas próximas do jogador de 29 anos, que acusavam sua “falta de paixão” pelo basquete desde muito cedo – que foi maximizada por uma série de lesões ao longo da carreira. O titular nos dois últimos títulos conquistados pelo Lakers (2009 e 2010) não atua desde o primeiro semestre de 2014. Em 418 jogos disputados na NBA, o pivô acumulou médias de 11.5 pontos e 7.7 rebotes.