O Washington Wizards foi eliminado pelo Boston Celtics na última segunda-feira, em uma das séries mais equilibradas dos playoffs até aqui, valendo vaga para a final da conferência Leste. Após a partida derradeira, o pivô Marcin Gortat se reuniu com jornalistas e concedeu entrevista coletiva.
De acordo com Nick Silva, da ESPN, o polonês aproveitou a oportunidade para dizer que não concorda com o “olhar” das equipes da NBA para os pivôs, alegando que se sente desvalorizado pelo seu trabalho. “Eu senti que fiz muitos sacrifícios neste ano. Eu jogo em uma das posições mais subestimadas da NBA. Ninguém mais respeita os pivôs. Ninguém olha para eles como uma peça valiosa. Eu tenho feito muitas coisas para a equipe ganhar”, afirmou Gortat.
À CSN Mid-Atlantic, Gortat disse que as estatísticas não retratam a sua importância para o time. “Eu sei que há um monte de idiotas olhando somente a coluna dos pontos para me dizer: ‘você faz apenas de quatro a seis pontos por jogo, é por sua causa que nos perdemos’”, ironizou o jogador de 33 anos. “Pessoas que conhecem o basquete, sabem o que eu trago para a mesa” (…) Eu tive 103 jogos este ano e não perdi um jogo sequer. Não perdi um treinamento. Isso porque sou o cara mais velho da equipe”, argumentou.
Quando questionado sobre a possibilidade de ser trocado pelo Washington Wizards na próxima temporada, o jogador afirmou que ele e seu agente podem procurar um melhor encaixe com outras equipes da NBA. “Eu sei como o negócio funciona. Sou o cara mais velho na equipe. Eles [Wizards] assinaram com o Ian Mahinmi também, que é mais jovem do que eu e tem um contrato mais longo. Eu só sei como o negócio funciona, então eu estou preparado para tudo. Nós vamos conversar. Vou falar com o [GM] Ernie [Grunfeld], vou falar com a gerência e vamos descobrir”, completou.
Gortat tem contrato de US$ 26,4 milhões válido até a temporada 2018-19 com a equipe do Wizards e, mesmo que descontente (e já demonstrou sua insatisfação com sua posição na franquia algumas vezes), só deve ser trocado se for necessário para liberar espaço na folha salarial. Já seu concorrente de posição, o citado pivô Ian Mahinmi, assinou com o a franquia de Washington até 2019-20, pelo valor de US$ 48 milhões.
Nos playoffs deste ano, Marcin Gortat jogou todos os 13 jogos da equipe do Wizards, acumulando médias de 8,1 pontos, 11,1 rebotes, 1,5 tocos e 1,8 assistências.