A temporada do Houston Rockets terminou na noite desta quinta-feira, de forma mais anticlimática possível. A equipe perdeu por taxativos 39 pontos de diferença para o San Antonio Spurs, sem Kawhi Leonard e Tony Parker, na sexta partida da série semifinal do Oeste. Candidato ao prêmio de MVP, o astro James Harden teve péssima atuação na derrota e assumiu a responsabilidade pela eliminação.
“Você precisa encarar esse jogo como foi. Tudo cai em meus ombros. Eu assumo a responsabilidade por isso, nos dois lados da quadra. Não tive ritmo nenhum desde o início da partida. É bem dolorido, vocês sabem, especialmente pela forma como perdemos em casa. Mas aconteceu. Agora, precisamos seguir em frente”, disse o ala-armador e um dos principais candidatos ao prêmio de MVP.
Harden anotou dez pontos e distribuiu sete assistências no sexto jogo da série, mas errou nove dos 11 arremessos que tentou na noite e cometer seis erros de ataque. Um dos ataques mais potentes da liga, o Rockets fez apenas 33 pontos no segundo tempo e iniciou o terceiro período já perdendo por 27 pontos de diferença. O astro, porém, soube reconhecer os méritos do Spurs na categórica vitória.
“Como time, nós não tivemos qualquer tipo de ritmo e eles se aproveitaram disso. Mas crédito ao Spurs, que fez uma ótima série. Equipe muito boa, extremamente bem treinada e que foi o melhor mesmo neste confronto. Mereceram classificar”, admitiu o craque, que foi derrotado pelo Spurs e o treinador Gregg Popovich pela primeira vez em uma série de playoffs na carreira.
Um dos grandes destaques individuais da temporada, Harden teve médias de 29.1 pontos, 8.1 rebotes e 11.2 assistências (melhor marca da liga), além de 44% de aproveitamento nos arremessos de quadra, em 81 partidas disputadas. Ele foi o principal responsável em quadra por conduzir um desacreditado Rockets à terceira melhor campanha do Oeste e geral da liga neste ano.